Quatro moradores de rua morreram em São Paulo por conta das baixas temperaturas que atingiram a capital paulista nas últimas madrugadas. Nos últimos dias, São Paulo voltou a registrar mais um recorde de baixa temperatura no ano, com mínima chegando a 3,5ºC. Além do frio, houve registro de geada no Mirante de Santana, segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A menor mínima deste ano, anterior à registrada nesta madrugada, havia sido na sexta-feira (10), marcando 5,5ºC.
A Secretaria da Segurança Púbica da cidade informou que, no último domingo (12), Adilson Roberto Justino morreu na calçada da avenida Paulista, região central. De acordo com informações do 78º DP, o morador de rua não apresentava sinais de violência. Na sexta-feira, um homem de 55 anos que dormia sob um pedaço de papelão morreu em frente à estação Belém, na zona leste de São Paulo. Outras duas mortes, de moradores de rua na zona norte, estão em investigação.
O corpo de um homem foi encontrado próximo ao metrô Santana, na última quinta-feira. O segundo caso que está em investigação é o de uma mulher, também moradora de rua, achada sem vida na avenida Cruzeiro do Sul, perto do Terminal Rodoviário do Tietê, neste domingo. Os dois ainda não foram identificados.
Frio recorde
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informou que registrou, desde o dia 16 de maio, mais de 240 mil acolhimentos por meio do programa Operação Baixas Temperaturas. Apenas neste final de semana, a prefeitura acolheu por dia, em média, 11 mil moradores em situação de rua. Em termos de dias seguidos, São Paulo teve a menor temperatura desde 10 de julho de 1994, quando a mínima ficou em 0,8°C, mínima absoluta daquele ano, informou o Inmet. Considerando-se somente os meses de junho, é a menor em 22 anos.
No Rio de Janeiro, a manhã desta segunda-feira bateu recorde de frio dos últimos 14 anos. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, os termômetros marcaram 8,6 graus no Alto da Boa Vista, às 6h. O recorde anterior foi de 9,1 nos dias 13 e 16 de novembro de 2007, na estação de São Cristóvão. Moradores também sofrem com o frio em diversas cidades de Santa Catarina, como São Joaquim (-5,7ºC); Porto União (-4,6ºC); Itaiópolis e São Bento do Sul (-4,4ºC).
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade