Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Entenda situação

Venda de bebidas e cigarros pode ser afetada por 'imposto do pecado'

Reforma tributária quer criar um tributo sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Votação começa nesta quinta (6)

Redação iBahia • 06/07/2023 às 10:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Venda de bebidas e cigarros pode ser afetada por 'imposto do pecado'
Foto: Agência Brasil

A venda de bebidas e cigarros no Brasil pode ser afetada por conta da criação de um novo tributo. O 'imposto do pecado', se aprovado, incidirá sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Segundo informações do g1, o assunto começou a ser debatido pela Câmara na quarta (5). E a previsão é que a votação aconteça nesta quinta (6). O relator da reforma é Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Além dessa proposta, ele apresentou a criação de uma cesta básica nacional de alimentos com isenção de tributos.

Leia mais:

É importante destacar que a cobrança desse novo imposto poderá ser executada ainda no período de transição da reforma.

Os itens ainda não estão definidos e só devem ser regulamentados em uma lei complementar. Entretanto, bebidas alcoólicas e cigarros são citados frequentemente como exemplos de produtos que podem ser taxados de acordo com essa regra. Também não está claro se será uma lista taxativa, com todos os produtos considerados nocivos ou se o texto estará aberto à interpretação.

“Por exemplo, quando eu falo [nocivos] ao meio ambiente, o que é ao meio ambiente? Um carro vai ser sobretaxado porque é mais poluente. No seu ponto de vista, ele é poluente, mas no meu pode não ser. Então, vai começar alguns questionamentos que não deveriam ter”, frisou o advogado tributarista Luis Claudio Yukio.

Há ainda a possibilidade de inclusão de combustíveis fósseis, bebidas açucaradas e algumas categorias de pesticidas. Mas, para o diretor do Instituto Combustível Legal (ICL), Carlo Faccio, os combustíveis fósseis não devem ser incluídos nessa lista. Isso porque grande parte da produção nacional é transportada por rodovias, principalmente por caminhões a óleo diesel. Segundo Faccio, a sobretaxação teria um impacto sobre o preço dos alimentos e demais produtos. "Vai gerar inflação, vai agregar valor a preço. Não conseguimos entender a possibilidade de existir combustível como sendo 'produto do pecado'", disse.

Impacto da reforma

Ao simplificar os tributos, o texto da reforma vai criar alíquotas únicas para bens e serviços tributados em nível federal e subnacional –por estados e municípios. Isso vai acabar com a política de redução de alíquotas para determinados produtos. Segundo o advogado tributarista Luis Claudio Yukio, no lugar de redução para incentivar produtos e serviços, o texto da reforma cria uma sobretaxação sobre os itens considerados nocivos. Isso quer dizer que haverá a cobrança de alíquotas maiores.

“Ou seja, a seletividade que permitia antes reduzir a alíquota, agora vai permitir sobretaxar produtos, desde que sejam prejudiciais à saúde, cigarro e bebida alcoólica, por exemplo, e ao meio ambiente, como veículos que gastem muito [combustível]”, afirmou.

Os recursos dessa sobretaxa devem ser destinados para a arrecadação federal.

Cobrança já no período de transição

O texto da reforma prevê que a sobretaxação fará parte da base de cálculo dos impostos ICMS, ISS, PIS e Cofins. Os 4 serão extintos com a reforma tributária, mas haverá um período de transição até que deixem de ser cobrados. O período vai de 2026 a 2032.

Para Yukio, isso significa que há uma abertura para a cobrança do “imposto do pecado” já na transição da reforma, junto com os tributos federais, estadual e municipal. “Aqui, já está prevendo que vai haver uma transição. Está dizendo que aquela sobretaxa, enquanto existir o ICMS, ISS e PIS/Cofins, ele [o imposto seletivo] vai incidir na base de cálculo desses tributos”, afirmou.

Na prática, significa que, aprovada a reforma, os produtos considerados nocivos já poderão ter alíquotas maiores, desde sejam regulamentados por meio de lei complementar.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil