Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Denúncia

Volkswagen recebe processo por uso de imagem de Elis em comercial

Conar abriu uma representação ética contra fabricante de carros após queixas de consumidores

Redação iBahia • 11/07/2023 às 11:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Volkswagen recebe processo por uso de imagem de Elis em comercial
Foto: Divulgação/Volkswagen

O Conar (Conselho Nacional de Autorregularão Publicitária) abriu nesta segunda-feira (10), uma representação ética contra a fabricante de carros Volkswagen e sua agência AlmapBBDO, contra a campanha "VW Brasil 70: O novo veio de novo” e o uso da imagem da cantora Elis Regina.

A campanha, lançada no dia 3 de julho, recriou a cantora, morta em 1982, para cantar em dueto com a filha Maria Rita, a canção "Como Nossos Pais", de Belchior. Veja abaixo:

Leia mais:

De acordo com o Estadão, o Conar informou que os consumidores questionam se é ético ou não o uso de ferramentas tecnológicas e Inteligência Artificial (IA) para trazer pessoas mortas de volta à vida, como o que aconteceu na campanha.

Ainda segundo o órgão, os denunciantes questionan se o uso da imagem pode causar confusão entre ficção e realidade para alguns, em especial, crianças e adolescentes. O Conar protege a identidade dos denunciantes, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados.

A questão será discutida sob o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular os princípios de respeitabilidade.

Nas próximas semanas, a representação será julgada por uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar, garantindo o direito de defesa ao anunciante e sua agência. Todo o julgamento, por regra, é efetuado cerca de 45 dias após a abertura da representação.

O Conar também informou que aceita denúncias de consumidores, assim como outras manifestações sobre a peça publicitária, desde que sejam identificadas. Em obediência à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a identidade dos denunciantes é protegida.

O iBahia aguarda posicionamento da Volkswagen sobre a questão.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil