A forma de utilização das fontes de luz faz toda a diferença na percepção dos objetos e do evento pelos convidados. Atualmente a arte, técnica e ciência de projetar fontes de luz em diversos ambientes, levando em conta a sua focagem, temperatura de cor e respectiva intensidade dos refletores utilizados chama-se iluminação cênica. Esse trabalho é realizado por profissionais especializados, os chamados iluminadores cênicos, ou light designers, que conseguem transformar as sensações dos convidados em qualquer tipo de evento. Para o light designer Kleber Wilson, graduado em iluminação cênica e artística pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), esse tipo de iluminação é de extrema importância na composição de grandes festas e eventos, sejam eles sociais ou corporativos.
|
"Esse trabalho é realizado por profissionais especializados, os chamados iluminadores cênicos, ou light designers" diz colunista |
É um projeto de luz bem desenhado e afinado, que determinará o conforto aos olhos dos convidados. Uma temperatura de luz bem medida também determina a realidade dos registros, tanto fotográficos, quanto cinematográficos. Vale lembrar que fotografia deriva do grego fós (luz) e grafis (estilo, pincel). Quase que literalmente, é escrever, desenhar com a luz.
Formulamos algumas perguntas para Kleber com o objetivo de compreender um pouco mais dessa ciência do “fazer iluminação”, capaz de transformar a impressão de todos os tipos de casamentos.
1) Qual a maior cuidado que se deve ter para obter uma boa iluminação cênica?
Kleber: Primeiramente contratar uma empresa com profissionais qualificados e com equipamentos de boa qualidade.
2) Qual a diferença entre refletores em LED (diodos de luz) e refletores alógenos (luz quente)?
Kleber: Os refletores em LED são mais econômicos e não produzem calor, enquanto que os alógenos são incandescentes, portanto, consomem mais energia, e obviamente produzem calor.
3) Atualmente por que os decoradores de eventos preferem trabalhar com refletores alógenos?
Kleber: O advento do LED veio muito forte no mercado há dois ou três anos. Porém, sem dúvida, a luminosidade dos refletores alógenos é muito mais bonita e real, fazendo com que a percepção visual do espectador seja mais aguçada e dando, portanto, um resultado mais belo ao trabalho do decorador envolvido no projeto.
4) Qual o melhor tipo de luz cênica para as fotografias?
Kleber: Atualmente a tendência é a utilização de cores mais sóbrias e naturais (luz clara e branca), o que resulta uma melhor captação das imagens, tendo em vista a maior excitação do diafragma das câmeras fotográficas.
5) Em sua opinião, qual o maior problema que uma luz cênica ruim pode causar em um evento de casamento?
Kleber: Uma luz cênica mal medida e dimensionada pode causar danos terríveis, como manchar o vestido da noiva de uma cor qualquer, deixar espaços da festa muito claros ou escuros demais, além de destruir todo o trabalho de decoração do evento.
6) No tocante a segurança, quais equipamentos devem ser utilizados e quais cuidados se devem ter?
Kleber: Primeiramente, nunca se deve trabalhar sem uma central de energia balanceada. É esse equipamento que vai dar toda segurança do sistema de luz, e que transforma e aperfeiçoa a energia vinda do gerador para que seja distribuída por toda a festa. Além disso, deve-se trabalhar também com empresas de gerador de confiança, pois a partir deste equipamento podem acontecer diversos problemas relacionados à energia elétrica.
7) Como se deve iniciar um projeto de criação de iluminação cênica para um casamento?
Kleber: A dica é sempre trabalhar levando em conta o tamanho do ambiente, número de convidados, tipo de mobiliário e acima de tudo, a concepção do decorador que assina o projeto de decoração.
8) Atualmente existem tendências novas no mercado?
Kleber: O painel em LED ainda esta em alta. Além dele, temos hoje as cortinas de micro lâmpadas, gambiarras e o que vem chegando com muita força é o painel em LED 360 graus.
9) Em sua opinião, há bons profissionais no mercado de luz cênica em Salvador?
Kleber: Sim, existem excelentes profissionais nessa área de atuação, profissionais comprometidos e sempre em busca de novidades e lançamentos.
10) Finalmente, qual a dica para obter uma boa iluminação cênica em um casamento?
Kleber: A dica principal é sempre trabalhar com empresas sérias e comprometidas com este grande momento. Além disso, é importante que o decorador e a empresa de iluminação falem a mesma língua, ou seja, estejam afinados entre si para que o resultado final seja grandioso e belo.