"Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel.” Na época do meu casamento, eu pesquisei muito sobre os tipos de cerimônias que poderiam ser feitas para celebrar a minha união com meu marido e uma que chamou muito a minha atenção pelo simbolismo e por ser algo que não está ligado, necessariamente, a nenhuma religião foi o Rito das Areias. Essa cerimônia teve início no Havaí, quando em determinado momento os noivos pegavam, cada um, um punhado de areia e misturavam em uma tigela para simbolizar a união inseparável do casal. Hoje, com uma roupagem mais moderna, e usando grãos coloridos, o Rito das Areias tornou-se um ritual ecumênico que pode ser incorporado na cerimônia religiosa, ou somente para o casamento civil, e envolve todos os presentes pela sua beleza e simbolismo.
|
---|
Rito das Areias tornou-se um ritual ecumênico que pode ser incorporado na cerimônia religiosa, ou somente para o casamento civil |
Se você vai realizar a Cerimônia das Areias, escolha um vidro de Cristal para receber a areia e que será guardado como lembrança. Escolher algo que, além de bonito, tenha como ser tampado, para preservar o conteúdo do recipiente. Sob o altar, ou em uma mesa especial para a Cerimônia, coloque os vidros com areias coloridas para os noivos, pais e padrinhos. (É possível fazer de forma reduzida, somente com os noivos). Inicia-se o procedimento com os pais e padrinhos, com uma frase de carinho para os noivos, de acordo com as cores das areias, pois cada pote de areia é de uma cor e cada cor tem um significado, um desejo para a vida do casal. Na hora dos noivos, eles fazem os votos personalizados de casamento (eu amo os votos dos noivos e acho a hora mais emocionante de um casamento) e finalizam com as frases abaixo: Noiva - “Deus abençoou e guiou o teu caminho até junta-lo ao meu”. Noivo - “Deus cuidou da tua vida, separando-a para mim”. Juntos, os noivos jogam o restante de suas areias no recipiente e o Celebrante conclui: Celebrante - "Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável". Agora, se você gostou dessa cerimônia é preciso conversar com o seu Padre ou Celebrante para ver se ele realiza. Alguns Padres já conhecem e realizam até mesmo na Igreja Católica, mesclando os trechos da cerimônia com dizeres Bíblicos. Cores e Significados das areias:
Preto - mistério e fantasia, associado à sofisticação e luxo. Significa também dignidade.
Branco - paz, calma, pureza. Significa inocência e pureza.
Vermelho - é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.
Verde - vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
Amarelo - calor, luz, prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.
Azul - é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.
Castanho - é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Lilás - significa espiritualidade e intuição.
Rosa - significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
Dourado - ou cor ouro está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.