Vai casar? Conheça 10 igrejas que realizam cerimônias em Salvador


Casar na igreja é o sonho de muitas mulheres. E quando elas se tornam noivas, o desejo e a procura só aumentam. Segundo a Arquidiocese de Salvador, a capital baiana possui 372 igrejas que, entre elas, estão quatro basílicas: a do Mosteiro de São bento; Conceição da Praia; Senhor do Bonfim e a Catedral. Com tanta igreja espalhada pela cidade, fica difícil a escolha. Por isso, separamos as 10 igrejas mais famosas de Salvador que realizam as cerimônias religiosas. Confira: Capela Nossa Senhora das Vitórias (Pupileira) – Nazaré

Inaugurada em 29 de junho de 1876, a Capela da Pupileira foi dedicada à Nossa Senhora das Vitórias e faz parte do conjunto arquitetônico do Asilo dos Expostos e da Paróquia de Nazaré. Atualmente, a Capela integra o requintado Cerimonial Rainha Leonor, espaço bastante concorrido para cerimônias de casamento.
Contato: 2203-9668

Capela Nossa Senhora das Vitórias (Pupileira) – Nazaré

Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia – ComércioA igreja foi construida em 1623 à mando de Thomé de Sousa logo após sua chegada na Bahia, em 29 de março de 1549. É uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de Salvador e toda a construção atual, em estilo barroco, foi feita de pedra-sabão e trazida diretamente de Portugal.
Contato: 3242-0545

Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia – Comércio

Museu de Arte Sacra Igreja de Santa Tereza – CentroInaugurado em 1959, o Museu de Arte Sacra pertence a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e está localizado no centro histórico de Salvador. Todo o conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio nacional desde 1938, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. A capacidade da igreja é para 160 convidados sentados e para a decoração, existem algumas restrições como não usar velas, não decorar o altar e não amarrar nada nos bancos.
Contato: 3243-6511

Museu de Arte Sacra Igreja de Santa Tereza – Centro

Igreja de Santo Antônio da Barra – Barra

A igreja foi construida no século XVII e seu maior destaque é a imagem, em tamanho natural, de Santo Antônio com faixa de oficial do Exército. A igreja está situada em um pequeno morro junto ao mar, no alto da colina, e atualmente está aos cuidados dos jesuítas.
Contato: 3013-3117

Igreja de Santo Antônio da Barra – Barra

Convento de Santa Clara do Desterro – Nazaré

O mais antigo convento feminino no Brasil foi fundado em 1677 por monjas vindas de Portugal. No pavimento térreo está a capela do Santíssimo Crucifixo dos Passos, com altar do século 18.A torre é da primeira metade do século 18. A igreja tem capacidade média de 200 pessoas em sua primeira etapa.
Contato: 2203-4000

Convento de Santa Clara do Desterro – Nazaré

Ordem Terceira Secular de São Francisco da Bahia – Pelourinho

Construida em 1703, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco foi  tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e uma das indicadas para a eleição das 7 Maravilhas do Brasil. A igreja faz parte de um dos principais conjuntos monumentais de Salvador, que inclui a Igreja e o Convento de São Francisco, que lhe ficam anexos.
Contato: 3321-9367

Ordem Terceira Secular de São Francisco da Bahia – Pelourinho

Catedral Basílica Primacial São Salvador – PelourinhoConsiderada a igreja mãe de todas as igrejas na circunscrição eclesiástica de Salvador, a Catedral Basílica Primacial São Salvador é um dos monumentos barrocos mais importantes do centro histórico da cidade e foi construída durante o período barroco.
Contato: 3321-4573

Catedral Basílica Primacial São Salvador – Pelourinho

Paroquia Nossa Senhora dos Mares – Largo dos MaresA atual igreja foi construida entre 1930 e 1956 e é a única igreja da Bahia construída sob o estilo neogótico, caracterizado pelo verticalismo, telhado em forma de pirâmide, torres pontiagudas e predominância de janelas e rosáceas.
Contato: 3117-6590

Paroquia Nossa Senhora dos Mares – Largo dos Mares

Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Salvador – Ladeira do Carmo

Erguida em 1636, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo foi construída em estilo barroco e com detalhes góticos. Sua fachada, concluída em meados do século XIX, em estilo rococó tardio, apresenta janelas tipo D. Maria I e torres terminadas com elementos ascendentes, de feição um tanto antiquada para a época. No interior neoclássico, destaca-se a imaginária, com obras atribuídas a Francisco Xavier Chagas, o “Cabra” – Nossa Senhora com Menino Jesus e Cristo Morto.
Contato: 3241-5781

Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Salvador – Ladeira do Carmo

Igreja Órfão São Joaquim – Água de Meninos

Uma das igrejas mais concorridas de Salvador, a Igreja Órfão São Joaquim é toda dourada e possui três altares em estilo romano. O teto do local foi projetado e pintado pelo artista baiano José Teófilo de Jesus. Ela fica no centro histórico da cidade e o agendamento deve ser feito com pelo menos 6 meses de antecedência.
Contato: 3313 5783

Igreja Órfão São Joaquim – Água de Meninos