Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
CINEMA

Centenário de Pasolini, cineasta italiano, será homenageado no XVIII Panorama Coisa de Cinema

Evento acontece de 3 a 9 de novembro, no Cine Metha - Glauber Rocha; seis filmes serão exibidos em mostra

Redação iBahia • 11/10/2022 às 18:51 • Atualizada em 11/10/2022 às 22:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Centenário de Pasolini, cineasta italiano, será homenageado no XVIII Panorama Coisa de Cinema
Foto: Divulgação

O centenário do cineasta italiano, Pier Paolo Pasolini, será comemorado no XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 3 a 9 de novembro, no Cine Metha - Glauber Rocha.

Na volta do formato presencial, o festival exibirá cópias restauradas de seis filmes do cineasta, dramaturgo, ator, poeta e escritor, durante a mostra “O cinema segundo Pasolini”, promovida pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Considerado um marco de transição na na filmografia de Pasolini, especialmente pela sua imersão no neorealismo, “Mamma Roma” (1962) é um dos destaques da mostra. Protagonizado por Anna Magnani - premiada por esse trabalho no Festival de Veneza -, o filme gira em torno de uma prostituta de Roma e sua luta para oferecer uma vida digna ao filho.


				
					Centenário de Pasolini, cineasta italiano, será homenageado no XVIII Panorama Coisa de Cinema
Foto: Divulgação

Também será exibido “Accattone” (1961), que narra a história de Vittorio, jovem cafetão que perde o sustento quando a namorada é presa após confrontar um bando rival. Para resolver seu problema, ele tenta arrastar uma outra jovem para a prostituição, mas as coisas não acontecem como esperado.

Lançado em 1964, “O evangelho segundo São Mateus”, um drama bíblico naturalista sobre a vida de Cristo, conquistou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza é outro longa disponível durante a mostra. O filmepassa pelas parábolas, pela revolta, pelos milagres e pela solidão para mostrar como Jesus reuniu uma legião de seguidores e também vários inimigos.

Com horários a definir, a programação inclui ainda “Gaviões e passarinhos” (1966), “Rei Édipo” (1967) e “Comícios de Amor” (1965).

O XVIII Panorama conta com o patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Leia mais sobre Cinema no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema