Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
Whatsapp Whatsapp
CINEMA

Com curta sobre relacionamentos abusivos, cineastas baianos vencem 12º Festival de Cinema de Teresópolis, no Rio de Janeiro

'Ninguém nunca vai te amar como eu te amo' tem 19 minutos e ganhou 6 categorias do Festival

Redação iBahia • 22/09/2022 às 9:35 • Atualizada em 22/09/2022 às 9:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Com curta sobre relacionamentos abusivos, cineastas baianos vencem 12º Festival de Cinema de Teresópolis, no Rio de Janeiro
Foto: Acervo FeGus

O curta-metragem 'Ninguém nunca vai te amar como eu te amo' foi o vencedor do 12º Festival de Cinema de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Após a estreia no evento, o filme levou pra casa as estatuetas de Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Obra de Ficção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Figurino.

Os cineastas baianos Fernanda Magalhães e Gustavo Guives contaram que o tema do curta surgiu a partir de percepções coletadas com mulheres que já tinham vivenciado relacionamentos abusivos. A dupla atualmente reside em São Paulo e revelou que o maior desafio para construção do trabalho foi encontrar parceiros que topassem levantar o projeto sem incentivos e pouca verba.

Leia mais:

“Juntamos um grupo de amigos e profissionais excelentes, que perceberam a importância de dar luz a esse assunto, ainda pouco discutido. Apesar de não termos tido nenhum tipo de incentivo financeiro, seja privado ou público, conseguimos uma equipe incrível para realizar esse curta e estamos muito satisfeitos com o resultado”, conta a Fernanda.

“Ficamos muito felizes com a premiação, pois acreditamos que esse é um tema que precisa ser mostrado nas salas de cinema e discutidos nas rodas de conversa. Abordamos o relacionamento abusivo de uma forma inusitada e, ao fazer o recorte dentro da classe média, quisemos mostrar que esse tema está muito mais presente nas nossas vidas do que imaginamos”, completou Gustavo.

Sobre o filme

Nem sempre é fácil identificar um relacionamento abusivo, principalmente para quem está dentro dele, já que o abuso assume diversas formas para além da violência física, como a violência psicológica, sexual e financeira. É dentro deste contexto que 'Ninguém nunca vai te amar como eu te amo' foi montado.

O filme é de suspense psicológico e conta a história de Beto, um homem aparentemente comum aos olhos do mundo e que vive uma relação secreta marcada por ciúmes, manipulações e insultos sutis; tudo com o disfarce de proteção e cuidado contra Letícia, uma manequim de plástico.

As coisas pioram quando, em seus monólogos, Beto nos revela que Letícia recebeu uma proposta de trabalho irrecusável em Nova York. A proposta inusitada do filme, que coloca uma manequim como alvo da violência psicológica, tem como objetivo trazer reflexões que passam pela objetificação dos corpos
femininos, masculinidade tóxica e a jornada de uma relação abusiva, que vai avançando de forma gradativa, até ganhar proporções que podem levar ao assassinato da vítima.


				
					Com curta sobre relacionamentos abusivos, cineastas baianos vencem 12º Festival de Cinema de Teresópolis, no Rio de Janeiro
Foto: Acervo FeGus

O curta-metragem tem duração de 19 minutos e, no momento, e pode ser visto nos festivais de Santa Cruz de Cinema, All That Moves International Film Festival, e Tietê International Film Award (TIFA) - nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Ator.

Confira o trailer

Créditos

Criado e Dirigido por
FeGus (Fernanda Magalhães e Gustavo Guives)

Roteiro
Fernanda Magalhães, Gustavo Guives, Camila Marinho Monteiro

Produção Executiva
FeGus (Fernanda Magalhães e Gustavo Guives)

Direção de Produção
Arthur Pinheiro

Produção
Val Carvalho

Direção de Fotografia
Bruno Tiezzi

Direção de Arte
FeGus (Fernanda Magalhães e Gustavo Guives)

Montagem e Finalização
Guilherme Algon

Desenho de Som e Trilha Sonora
Canja Audio Culture

Elenco

  • Gutto Szuster como Beto
  • Ana Tardivo como Letícia
  • Rogério Troiani como Chico
  • Murilo Sampaio como Raul
  • Paulina Alves como Dani

Leia mais sobre Cinema no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema