Confira a programação de filmes e atividades do Cine Futuro para quarta-feira(27)


Liv Tyler em “Beleza Roubada”, que será exibido no Goethe-Institut

Começou na segunda-feira (25), o VII Seminário Internacional de Cinema de Audiovisual – CineFuturo.  O evento, um dos mais movimentados do calendário cultural de Salvador, acontece até 30 de julho, no Teatro Castro Alves (Campo Grande), Goethe Institut/ICBA (Vitória), Sala Walter da Silveira e Sala Alexandre Robatto (Biblioteca Pública dos Barris) e Hotel Sol Victória Marina (Vitória).

Durante seis dias, cineastas, professores, críticos e estudiosos renomados do Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos participarão de palestras, mesas-redondas e lançamentos de filmes e livros, entre eles Zelito Viana, Arthur Omar, Edgard Navarro, Ivana Bentes, Gilberto Felisberto Vasconcelos, Peter Joseph, Leonard Retel Helmrich, Miguel Coyula, Antoine De Baecque e Sonja Heinen. Destaque para a avant-première do filme “O Homem que não Dormia”, do diretor baiano Edgard Navaro, e a exibição do polêmico filme “Zeitgeist; Moving  Forward – O Futuro é Agora”, do diretor americano Peter Joseph. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CINE FUTURO DE QUARTA-FEIRA, 27/07/2011: Local: Sala Alexandre Robato (Biblioteca Central dos Barris)

14:00 – Mostra de Animação Francesa – Curtas sociais sobre temas variados como a ecologia, a guerra, a liberdade, a justiça.

“Beton” (2006, Israel, 6’30) / “Les oiseaux blancs, les oiseaux noirs” (2002, 3’52) / “Tadeus” (2000, 5’40) / “Ligne de vie” (2002, 1’32) / “James Monde” (2005, 1’32) /  “L’usine” (2005, 1’42) / “A l’époque” (2005, 8’) / “L’Ami y’a bon” (2004, 8’44) / “Les oreilles n’ont pas de paupières” (2004, 7’48) / “La marche des sans nom” (2006, 5’34) / “Le trop petit prince” (2002,5’46) / “Blindspot” (2007, 3’14)

16:00 – Mostra de Animação Francesa – Os curtas-metragens refletem sobre a tecnologia e o mundo contemporâneo.

“El desafio a la muerte” (2001, Argentina, 3’27) / “Berni’s doll” (2007, 11’18) / “Workin’ progress” (2004, 4’17) / “Bob” (2006, 3’39) / “Le processus” (2000, 7’51) / “Le Moulin” (2005, 5’55) / “Programme du jour” (2006, 8’43) / “Sans dessous dessus” (2006, 4’25) / “Dynamo” (2005, 6’02) / “Le faux pli” (2002, 5’51) / “Tong” (2006, 9’)

Local: Sala Walter da Silveira (Biblioteca Central dos Barris)

15:00 – “Um Dia no Campo” (Une Partie de Campagne)
De Jean Renoir. Comédia, 41 minutos, 1936, França.
Elenco Principal: Georges Darnoux, Jacques B. Brunius, Jane Marken, Paul Temps, Sylvia Bataille.
Sinopse: Uma jovem acompanhada de seu futuro marido e de seus pais, passa um dia no campo, onde ela encontra um novo amor. Obra-prima inacabada, com a atmosfera dos anos 1880, os naturalistas, os impressionistas, Renoir pai, Manet, Monet, Degas.

17:00 – “Cais das Sombras” (Le quai des brumes)
De Marcel Carné. Drama, 91 minutos, 1938, França.
Elenco Principal: Jean Gabin , Michel Simon e Michèle Morgan.
Sinopse: Numa estrada nebulosa, um soldado solitário busca refúgio num bar de beira de estrada, onde várias almas perdidas remoem as suas melancolias. O soldado é Jean (Jean Gabin), e sua solidão é interrompida quando ele encontra Nelly (Michele Morgan), uma andarilha depressiva e se apaixonam.

Local: Goethe-Institut

14:00 – “O Céu Que Nos Protege” (The Sheltering Sky)
Mostra Retrospectiva Bernardo Bertolucci
Drama, 138 minutos, 1990, EUA.
Elenco principal: Debra Winger, John Malkovich e Scott Campbell
Sinopse: Kit e Pot Moresby, uma casal de Nova York, viajam para África em Busca de aventura. George Tunner, um amigo os acompanha. Eles esperam que novas experiências possam lhes dar um novo rumo na vida. Depois de uma discussão Port fica vagando, conversa com um desconhecido e conhece uma prostituta. Mas o que ele não imaginava, é que sua noite teria um final trágico.16:00 – “Beleza Roubada” (Stealing Beauty)
Mostra Retrospectiva Bernardo Bertolucci
Romance, 118 minutos, 1996, EUA.
Elenco principal: Jeremy Irons, Liv Tyler e Carlo Cecchi.
Sinopse: Após o suicídio de sua mãe, Lucy, uma garota americana de 19 anos, viaja para a Itália onde irá passar um tempo com velhos amigos da família. Lucy tem dois objetivos – descobrir quem é seu verdadeiro pai e rever um antigo namorado para quem tem se guardado esse tempo todo. O espírito inocente e jovem de Lucy provoca em todos uma profunda agitação.

18:00 – “La Luna”
Mostra Retrospectiva Bernardo Bertolucci
Drama, 142 minutos, 1979. EUA.
Elenco principal: Jill Clayburgh, Matthew Barry e Verônica Lazar.
Sinopse: Caterina, uma cantora de ópera americana que acaba de se tornar viúva, resolve levar Joe, o seu filho adolescente, numa longa turnê pela Itália. Mas ela entra em choque quando descobre que o seu filho solitário e problemático se tornou viciado em heroína. A sua tentativa desesperada de afastar o filho da droga, resulta numa relação quase incestuosa entre os dois.

Local: TCA – Sala Foyer

18:30 – “Flying Saucers” (Lounge Multimídia – Video Instalação)
Artista: Fernando Rabelo
Sinopse: O artista mineiro apresenta o resultado da performance “flyingsaucers”. Este trabalho foi desenvolvido por Fernando durante uma residência artística no Vrije Academie em DenHaag/Holanda, em parceria com o World Wide Visual Festival. Nele as imagens se formam a partir de gráficos interativos, que reagem de acordo com os sons emitidos no ambiente.

Local: Sala Principal

10:00 – “Periferias, Política e Estética”
Mesas Redondas
Palestrantes: Leonard Retel Helmrich (NLD), Ivana Bentes (BRA), François Rabaté (FRA)
O cinema brasileiro e internacional não cessam a produção de filmes sobre as favelas, a pobreza, a cena urbana local e global. Deslocando os centros de poder tradicionais. Temas e personagens de um presente urgente, que se esforçam para não cair nas tipificações e caricaturas. Como diferentes grupos sociais passam a disputar os discursos e a fazer seus próprios filmes?

15:00 – “Kivideobiopsicomassafolk”
Diálogo
Palestrantes: João Carlos Teixeira Gomes (BRA), Gilberto Felisberto Vasconcelos (BRA)
O jornalista, sociólogo, escritor e professor Gilberto Felisberto Vasconcelos aborda a análise dos signos produzidos pela mídia hegemônica. Autor de vídeos como Esporte Mata, Criminalidade Acadêmica, O Dólar Contra o Sol na Terra do Etanol, Kivídeorádio, Golpe de Estado (cassação do governador do Maranhão, Jackson Lago) e Capitalismo e Crise Financeira. Participação de Gilberto Felisberto Vasconcelos e João Carlos Teixeira Gomes.

18:30 – “A Ilha Interior” (La Isla Interior)

A película espanhola “A Ilha Interior” (La Isla Interior) integra a Mostra Internacional no TCA

Mostra Internacional de FilmesDe Félix Sabroso e Dunia Ayaso. Drama, 91 minutos, 2009, Espanha.Premiações: Festival de Cinema Internacional de Valladolid – Prêmio de Melhor Ator para Alberto San Juan.Elenco principal: Geraldine Chaplin, Antonio de la Torre, Candela Peña, Alberto San Juan.Sinopse: Gracia, Martín e Coral são tres irmãos muito diferentes que lutam por mudar suas vidas. Três náufragos de si mesmos. Mesmo sabendo o que precisam, acabam sem poder ajudar uns aos outros, talvez porque seus problemas sejam parecidos demais. Martím quer deixar a casa dos pais e ir à Paris para escrever. Gracia quer separar a realidade da ficção em que sua vida de atriz a transformou. Coral só quer ser amada.18:30 – “A Poeira e o Vento” Mostra Competitiva de CurtasDe Marcos Pimentel. Minas Gerais, documentário, 18 minutos, 2011Sinopse: Interior do estado de Minas Gerais. Uma pequena vila no meio do nada. Isolamento. Montanhas. Silêncio. O homem. A paisagem. O tempo.20:30 – “Os Cavalos de Goethe”Mostra Internacional de FilmesDe Arthur Omar. Documentário, 70 minutos, 2011, Brasil.Sinopse: Um documentário experimental contendo cavalos, homens e uma imagem da guerra encarnada em quadros que se movem aos milímetros. Combates entre cavaleiros suspensos no tempo, filmados no Afeganistão em 2002. Através de um prisma, a teoria das cores de Goethe informa sobre a relação entre luz e escuridão, entre a história e o esquecimento, entre a morte e a resistência do instante. O olho do espectador é chamado ao tribunal da percepção histórica.20:30 – “Calma Monga, Calma!”Mostra Competitiva de CurtasDe Petrônio de Lorena. Ficção, 18 minutos, 2011, Pernambuco.Sinopse: Psicopata misteriosa chama a atenção da polícia e do jornalismo investigativo através de ataques simiescos aos varões da sociedade recifense.20:30 – “Corte Seco”Mostra Competitiva de CurtasDe Matheus Vianna. Documentário, 14 minutos, 2011, Bahia.Sinopse: Da folha à fibra, das mãos às máquinas. As etapas de um ciclo.Local: Hotel Sol Victória Marina10:00 – Distribuição e Exibição: alternativas no mercado brasileiro
Ciclo de Palestras
Palestrantes: André Sturm
O mercado exibidor tradicional a cada dia fica mais inacessível. Os grandes filmes de Hollywood são lançados com mais cópias e ocupam as salas de maneira voraz, não deixando espaço para as cinematografias diversas. É necessária uma ação do Estado sobre isso, mas enquanto isso não acontece, existem formas diversas de chegar ao público que podem ser utilizadas e que alcançam grande sucesso.