Filme ‘A Viagem de Pedro’ faz pré-estreia no Museu do Cinema, em Salvador


Foto: Divulgação

A pré-estreia do longa-metragem “A Viagem de Pedro” será na terça-feira (9), às 19h, no Cinema do Museu, em Salvador. O filme será exibido durante o “XVIII Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura”, seguido de debate com a diretora, ator baiano Sergio Laurentino e os historiadores Carlos da Silva Jr. (UEFS) e Wlamyra Albuquerque (UFBA), com mediação de Fernanda Argolo (UFBA). O evento é aberto ao público.

O filme escrito e dirigido por Laís Bodanzky, tem Cauã Reymond como protagonista, interpretando o Imperador Dom Pedro I. A trama aborda a vida privada de Dom Pedro I, em 1831, quando o governante retorna para Portugal fugindo de ser apedrejado pelos brasileiros, nove anos depois de proclamar a Independência do Brasil.

De acordo com Bodanzky, o longa aposta no cinema como peça fundamental para a construção do imaginário de um povo. Sendo assim, a viagem desconstrói a imagem de herói de Dom Pedro I, e retrata ele como “responsável por tornar o Brasil um país continental às custas de muita opressão, e joga luzes sobre questões fundamentais de gênero e raça”, explica.

A produção conta com a presença de um baiano. Sergio Laurentino, que há mais de 20 anos atua no Bando de Teatro Olodum, faz o papel de um ex-escravizado combatente que se tornou o chef de cozinha da embarcação. Pelo papel, Laurentino foi premiado como melhor ator coadjuvante no Festival do Rio.

“Quando fiz esse personagem, não estava representando apenas o Sérgio Laurentino ou o Bando do Teatro Olodum, eu estava representando toda uma história e ancestralidade negra”, explica o ator.

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: