CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CINEMA

Filme 'Irmã Dulce' estreia nesta quinta nos cinemas

O filme rodado na Bahia conta um pouco da história do "anjo bom da Bahia", com a participação de Glória Pires, Irene Ravache e Fábio Lago

foto autor

12/11/2014 às 20:48 • Atualizada em 28/08/2022 às 11:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Nesta quinta-feira (12), as regiões Norte e Nordeste do Brasil vão conhecer, duas semanas antes do resto do país, a história do "anjo bom da Bahia", contada nas telas do cinema, no filme 'Irmã Dulce', de Vicente Amorim. O longa mostra a história da religiosa baiana que dedicou grande parte de sua vida a ajudar os necessitados. Tendo o amor e a caridade como prioridades, a freira ignora preconceitos, desconfianças, dogmas e até mesmo sua saúde frágil, sempre colocando-se à disposição do outro.
A atriz Regina Braga interpreta a religiosa na segunda fase da história. Irmã Dulce jovem é interpretada por Bianca Comparato (Foto: Divulgação)
O filme, rodado nas ruas de Salvador, foi um desafio, segundo o próprio diretor. "O fato de Dulce ser um objeto de devoção para um povo nos fez encarar isso com mais força", revelou Amorim. No entanto, segundo ele, ter essa perspectiva para o filme não o amedrontou."Foi um desafio maior ainda", completou.
O mesmo sentimento parece ter dominado as atrizes que interpretam Irmã Dulce em duas fases de sua vida, Bianca Comparato (jovem) e Regina Braga, que interpreta a religiosa mais velha. As duas concordam quando o assunto foi o desafio de interpretar uma personagem com a força de Irmã Dulce. "Eu queria ser igual a ela", relatou Regina. Bianca fala ainda que, quando aceitou o papel, decidiu não se dedicar exclusivamente a ele. "Interpretar essa mulher despertou em mim um instinto de cuidado que eu não sabia que tinha", revelou, destacando o que mais a tinha aproximado da personagem durante o trabalho.Confira o trailer do longa, que chega aos cinemas nesta quinta: [youtube wi-mg_m5P24]
Bahia no elenco e na energiaUm filme rodado na Bahia não poderia deixar de ter atores baianos no elenco. No caso de 'Irmã Dulce', entre outros baianos, estão os atores Fábio Lago e Amaurih Oliveira, que possuem papéis de destaque no longa. "Eu pedi permissão a ela para contar essa história", contou Amaurih emocionado, ator que ganhou este ano o Prêmio Braskem de Teatro na categoria Revelação, por sua participação no musical 'Éramos Gays', de Aninha Franco.Para Fábio, o filme é uma oportunidade de resgatar alguns valores perdidos, como a generosidade, já que um dos grandes feitos da freira são as Obras Sociais de Irmã Dulce, que ajudam milhares de pessoas a cada ano. "Esse filme deu oportunidade para falar desse olhar mais caridoso. Que essa ideia inspire mais gente", contra o ator, que esteve, dias antes do lançamento do longa, filmando um novo projeto no sertão baiano. Segundo o ator o filme ajuda a mostrar o "amor como regra para transformar tudo".
Os atores Amaurih Oliveira, Fábio Lago. Malu Valle, Regina Braga e Bianca Comparato, o diretor Vicente Amorim e a produtora Iafa Britz vieram a Salvador para a pré-estreia, depois embarcaram para Recife para divulgação do longa (Foto: Genilson Coutinho)
Além dos baianos na tela, a produtora Iafa Britz, que também produziu Nosso Lar, sucesso de bilheterias, garante que o filme aconteceu com a ajuda de muitos baianos. "Houve toda uma mobilização para o filme ser viabilizado", conta. Segundo Iafa, o apoio dos empresários baianos e da população em geral ajudou muito na execução do longa. "Se a gente precisasse de qualquer coisa e dissesse que era para o filme de Irmã Dulce, tudo se resolvia rapidamente", completa.
Distribuição A história de Irmã Dulce chega primeiro aos cinemas do Norte e Nordeste do Brasil, principalmente pela força da história e de sua relação com a Bahia. Nas salas do resto do país, a história de Irmã Dulce só chega daqui a quinze dias. De acordo com Iafa, essa forma de distribuição é estratégica. "A gente quer pegar quinze dias de visibilidade para ele chegar com mais força no resto do país", afirma. Bianca completa a ideia: "a gente quis pegar o axé baiano".Para assistir a 'Irmã Dulce' ou qualquer outro filme em cartaz nos cinemas da cidade, confira nossa agenda de cinema.*Com supervisão e orientação de Márcia Luz

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cinema