Instituto de Salvador recebe sessões de cinema gratuitas em agosto


Foto: Divulgação

O Instituto Cervantes de Salvador, localizado na Av. Sete de Setembro, recebe nesta quinta-feira (11), a estreia do ciclo de cinema “Espacio femenino. La mirada bravía”. A ação contará com sessões durante todas às quintas-feiras dos meses de agosto e setembro, às 19h, com acesso gratuito e por ordem de chegada.

A iniciativa reproduzirá longas-metragens espanhóis do gênero ficção e o documentário. Dentre eles, “Destello Bravío” e “Canto cósmico. Niño de Elche”. O ciclo reúne filmes premiados em festivais de cinema feminino. [Confira a programação completa e sinopses ao final da matéria]

A programação cultural, que teve inicio em abril, passou por unidades do Instituto Cervantes localizadas em Hamburgo, Budapeste, Belgrado e Óran. No Brasil, depois da capital baiana, seguirá para Porto Alegre e Belo Horizonte.

PROGRAMAÇÃO E SINOPSES:

11/08 – Destello Bravío (Direção de Ainhoa Rodríguez; Espanha, 2021, 98 min)

O filme conta a história de um grupo de mulheres de um povoado rural da Extremadura assolado pelo despovoamento, que vive entre a inércia de uma vida onde nada de extraordinário acontece e um profundo desejo de experiências libertadoras.

25/08 – Breathe (Direção de Susanna Barranco; Espanha, 2021, 92 min)

O documentário acompanha o cotidiano de mulheres que cumprem pena no Centro Penitenciário Brians 1, localizado na Catalunha, para retratar o vínculo dessas detentas com a prisão e o espaço que as limita.

15/09 – Canto cósmico. Niño de Elche (Direção de Leire Apallaniz e Marc Sempere-Moya; Espanha, 2021, 93 min)

A vida do Garoto de Elche é o tema deste documentário, que retrata a personalidade multifacetada do cantor através do olhar de pessoas que o rodeiam, amam, observam ou partilham a sua arte, como familiares e outros artistas contemporâneos.

22/09 – ¿Qué hicimos mal? (Direção de Liliana Torres; Espanha, 2021, 79 min)

A diretora expõe suas próprias experiências e revisita seu passado para provocar uma reflexão sobre relações amorosas e a busca da felicidade, a partir da análise de relacionamentos que ela viveu com três companheiras.

Leia mais sobre Cinema em iBahia.com e siga o portal no Google Notícias