Prevista para o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a estreia do filme "Marighella", dirigido por Wagner Moura, foi cancelada. Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, dia 12, a produtora do longa, O2, informou que não conseguiu cumprir "todos os trâmites" exigidos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Não há nova data para o filme chegar aos cinemas.
Dirigido pelo ator Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge no papel do ex-deputado, poeta e guerrilheiro assassinado pela ditadura militar em 1969, o filme vem tendo problemas na liberação de verbas, que já tinham sido usadas na produção.
"Marighella segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça”, disse a nota.
Em agosto, a Diretoria Colegiada da Ancine já havia indeferido dois pedidos da produtora O2 Cinema relativos ao filme. De acordo com a O2 na época, o primeiro pedido feito à Ancine diz respeito ao ressarcimento de recursos no valor de R$ 1 milhão investidos na realização da produção e que não serão reembolsados. Mas, segundo a deliberação da diretoria, a verba teria sido aprovada como parte do orçamento original e não poderia ser ressarcida com recursos públicos.
Além disso, a agência negou um recurso em que a O2 questionava se a verba para a comercialização do filme poderia ser adiantada, antes da assinatura do contrato de uso do Fundo Setorial do Audiovisual, por conta da demora nos trâmites.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade