Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
Whatsapp Whatsapp
Novidade

Mostra de cinema traz filmes raros sobre temas ambientais a Salvador

Exibições acontecem até dia 31 de maio; veja programação

Redação iBahia • 26/05/2023 às 21:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Mostra de cinema traz filmes raros sobre temas ambientais a Salvador
Foto: Divulgação

Durante as duas últimas semanas de maio, a Ufba está promovendo a mostra de cinema "Nordeste, Amazônia: povos, lutas e ecologias em Adrian Cowell, Jesco von Puttkamer e Vicente Rios”, com filmes raros e alguns inéditos que estão guardados no acervo Imagens da Amazônia, da PUC de Goiás. A exibição acontece de 23 a 31 de maio, na Sala de Arte do Museu Geológico e da Sala de Arte da Ufba.

A mostra integra o projeto de pesquisa “Documentando as lutas socioambientais”, que pesquisa o acervo deixado por Cowell, além de procurar conexões entre Nordeste e Amazônia em seus trabalhos documentais, e é coordenada pelo professor Felipe Milanez junto do grupo de pesquisa de Ecologia Política.

Leia mais:

A ação também visa homenagear Vicente Rios, que faleceu em setembro de 2022, e Adrian Cowell, nos seus dez anos de falecimento – e também reconhecer o trabalho do extraordinário fotografo Jesco von Puttkamer, cujo material repousa no mesmo acervo, e que participou da expedição non nordeste em 1963. Os filmes foram cedidos do acervo da PUC de Goiás, que possui mais de 7 toneladas de produção audiovisual dos 50 anos que Cowell filmou a Amazônia.

Serão realizadas cinco sessões gratuitas de longas metragens inéditos do documentarista britânico e além disso, sessões de debates com diversos convidados, dentre eles lideranças de movimentos sociais, professores da UFBA e o filho do cineasta Vicente Rios, Nilson Rios.

Veja a programação:

●Terça-feira, 23 de maio, Sala de Arte do Museu( 17 às 20:30)

●Segunda-feira, 29 de maio, Sala de Arte da Ufba (10 às 12)

●Segunda-feira, 29 de maio, Sala de Arte do Museu (17 às 20:30)

●Terça-feira, 30 de maio, Sala de Arte da Ufba (09 às 12)

●Quarta-feira, 31 de maio, Sala de Arte da Ufba (09 às 12)

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema