Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
Whatsapp Whatsapp
Histórico

Música tema de Super Mario é reconhecida por órgão de música dos EUA

Tema do jogo é a primeira canção de videogame incluída no instituto

Redação iBahia • 14/04/2023 às 11:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Música tema de Super Mario é reconhecida por órgão de música dos EUA
Foto: Divulgação/Nintendo

A música tema de Super Mario Bros não é mais uma mera trilha sonora. O canção se tornou a primeira faixa de um videogame a ser incluída no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

O anúncio foi feito pela entidade na última quinta-feira (13), em uma nota que inclui 25 novas canções classificadas como tesouros “dignas de preservação para sempre, com base em sua importância cultural, histórica ou estética no patrimônio sonoro gravado do país”.

Leia mais:

A lista inclui também músicas como Stairway to Heaven (Led Zeppelin), Imagine (John Lennon) e Like a Virgin (Madonna). Com a inclusão da música tema de Mario, essa passa ser a primeira canção de videogame incluída no instituto.

Intitulada "Ground Theme", traduzida para o português como "Tema do Chão", compõe o jogo lançado em 1985 para o (Nintendo Entertainment System). Composta por Koji Kondo, ela foi baseada em obras da banda de jazz moderno japonesa T-Square, com livres toques de musicalidade latina.

Em declaração ao Congresso dos Estados Unidos, Kondo explicou como foi feita a criação da música.

“A quantidade de dados que tínhamos ao nosso dispor para utilizar na programação da música era extremamente limitada, então tive que ser bastante arrojado e utilizar toda a engenhosidade musical e de programação que tinha em meu alcance naquele momento. Tentei encontrar gêneros musicais que combinassem com o que estava acontecendo na tela de jogo. Procurei criar jingles para incentivar jogadores a tentar de novo sempre que chegassem a um “game over”, arranjos de comemoração e fanfarra sempre que terminassem uma fase, e composições com ritmo cada vez mais acelerado para quando o tempo restante de jogo estivesse chegando ao fim.”

Com 61 anos, Longo ainda trabalha para a Nintendo. Ouça música abaixo:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema