Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
Whatsapp Whatsapp
Consciência

Vencedores do Oscar 2023 receberão escultura Yanomami

Obra de arte indígena é um alerta para a extração ilegal de ouro no Brasil e no Mundo. Ação é uma parceria da agência DM9 com povos da Amazônia

Redação iBahia • 11/03/2023 às 11:57 • Atualizada em 11/03/2023 às 13:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!




				
					Vencedores do Oscar 2023 receberão escultura Yanomami
Reprodução Redes Sociais

Neste domingo (12), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vai premiar os melhores do cinema na cerimônia do Oscar 2023. E uma das novidades é que cada ganhador irá receber uma estatueta indígena Yanomami.

A divindade representada é o OMAMA, um guerreiro protetor dos povos da Amazônia. O gesto é um alerta para a exploração ilegal de ouro em terras indígenas no norte do Brasil. A escultura não usa metal precioso em sua composição.

Os 20 indicados já receberam um vídeo, via redes sociais, com o líder da Urihi Associação Yanomami chamado Junior Hekurari Yanomami. Ele explica, em sua língua nativa, a importância do presente e a situação dos povos, diante da exploração do ouro.

A obra deve ser entregue a Angela Bassett, Jamie Lee Curtis, Kerry Condon, Stephanie Hsu, Hong Chau, Brendan Gleeson, Judd Hirsch, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Ke Huy Quan, Brendan Fraser, Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy, Paul Mescal, Andrea Riseborough, Cate Blanchett, Michelle Willias, Ana de Armas e Michelle Yeoh.

Vale ainda ressaltar que o vídeo convida as pessoas a acessarem o site da comunidade e a "repensar o valor do seu ouro". Investigações da Polícia Federal apontam que um esquema de contrabando com base em garimpos ilegais teria movimentado, desde 2020, 13 toneladas de ouro, num total de R$ 4 bilhões.

Confira abaixo o vídeo da campanha

Veja também:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema