Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > coisa de cinéfilo
Whatsapp Whatsapp
Coisa de Cinéfilo

As comédias românticas voltaram com tudo?

Teve uma época em que comédias românticas lotavam os cinemas. Isso mudou e, agora, o gênero está voltando ao topo. Entenda o motivo!

Marcela Gelinski • 23/03/2024 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Teve uma época em que comédia romântica era um dos gêneros que mais lotava os cinemas do mundo inteiro, especialmente ali nos anos 1990 e início dos 2000. Clássicos como 'Um Lugar Chamado Notting Hil'l, '10 Coisas Que Eu Odeio em Você' e 'As Patricinhas de Beverly Hills' eram os queridinhos do momento e todo mundo conhecia os atores que protagonizavam as inesquecíveis histórias de amor.


				
					As comédias românticas voltaram com tudo?
Comédia romântica '10 Coisas Que Eu Odeio em Você'. Foto: Divulgação

Ao final dos anos 2000 e com o 'boom' de filmes de super-heróis e ficção científica, o gênero romântico ficou um pouco escanteado e chegamos a passar longos períodos sem um longa memorável neste período. Afinal, as pessoas só queriam saber de tiro, porrada e bomba. Aqueles que são fãs de histórias melosas, ficaram órfãos.

Leia mais:

Mas será que estamos vivenciando um 'comeback' das comédias românticas? Nos últimos 5 anos, longas importantes do gênero vêm sendo lançados, como é o caso de 'Casal Improvável', 'Podres de Ricos' e 'Amor à Primeira Vista', que conseguem seguir muito bem a cartilha de romances fofinhos, com toques de humor.

O sucesso mais notório do momento é 'Todos Menos Você', que ainda está em cartaz e levando uma multidão para os cinemas. Um filme bem clichê que custou apenas 25 milhões de dólares e já faturou mais de 200 milhões de dólares ao redor do mundo. E coloca clichê nisso!


				
					As comédias românticas voltaram com tudo?
Comédia romântica 'Todos Menos Você'. Foto: Divulgação

O longa protagonizado por Sydney Sweeney e Glen Powell, atores queridinhos do momento, é completamente previsível e não oferece um grande diferencial. Ainda assim, é uma delícia de assistir! Mas qual o motivo deste fenômeno? Eu aposto na capacidade impressionante que Hollywood tem de esgotar qualquer tema até a última gota.

Quando começamos a falar de super-heróis massivamente lá nos anos 2000, fomos ao extremo. Chegamos ao ponto de não conseguir mais acompanhar a Marvel, pois a mesma tinha mais de 20 filmes conectados entre si.

Outro ponto importante é necessidade real que temos de desligar da rotina corrida, que a maioria das pessoas possui atualmente. Ao final de um dia exaustivo de trabalho, a probabilidade maior é que você não queria assistir um filme longo de mais de 3h, onde você não pode nem piscar direito senão perde um pedaço do enredo. E é isso que a comédia romântica oferece: previsibilidade! Sim, e não falo isso de maneira pejorativa.


				
					As comédias românticas voltaram com tudo?
Comédia romântica 'Uma Ideia de Você'. Foto: Divulgação

Ser previsível é muito positivo em diversos cenários, como esse que apresento aqui. A pessoa está cansada, não quer pensar muito, quer rir um pouco, sentir emoções positivas. A rom-com (apelido em inglês para comédia romântica) oferece tudo isso!

Então, agora que os estúdios conseguiram exaurir todas as nossas energias de filmes de ação e ficção científica, com excessos de CGI, tudo o que o público está querendo é tranquilidade, histórias fofinhas e um casal apaixonado.

Esse ano ainda podemos esperar outros longas que prometem ser muito legais, como é o caso de 'Uma Ideia de Você', com Anne Hathaway, que já está estreando nos EUA com 100% de aprovação da crítica especializada. Já estamos ansiosos!

Confira trailers das comédias românticas 'Uma ideia de Você' e Todos Menos Você'

Imagem ilustrativa da coluna Coisa de Cinéfilo
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COISA DE CINÉFILO :

Ver mais em Coisa de Cinéfilo