Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > coisa de cinéfilo
Whatsapp Whatsapp
Coisa de Cinéfilo

Filme com Natalie Portman e Julianne Moore é bem perturbador

'Segredos de Um Escândalo' possui temáticas envolvendo manipulação, abuso infantil, estupro e dissimulação.

Marcela Gelinski • 20/01/2024 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

'Segredos de Um Escândalo' é um filme incômodo. Muito incômodo. Antes de decidir assistir, é preciso ter isso em mente. A temática é extremamente problemática envolvendo manipulação, abuso infantil, estupro e dissimulação. Tudo isso com pinceladas de encantamento por parte de uma das óticas, que se deixa envolver pela história como um todo.


				
					Filme com Natalie Portman e Julianne Moore é bem perturbador
'Segredos de Um Escândalo' chegou aos cinemas no dia 18 de janeiro. Foto: Divulgação/Netflix

Dito isso, posso afirmar que é um filme excelente e que vale a atenção dos espectadores mais vorazes por temporada de premiação. Elizabeth Berry (Natalie Portman, Thor: Amor e Trovão) é uma atriz badalada do momento que vai interpretar uma mãe de família que virou notícia há alguns anos e decide conhecer os protagonistas da história para entender melhor os personagens.

Leia mais:

Gracie (Julianne Moore, Depois do Casamento) e seu marido Joe (Charles Melton, O Sol Também é uma Estrela) foram alvo de manchetes de jornais há mais de 20 anos, quando se envolveram sexualmente e seguem casados com três filhos. A rotina familiar é completamente virada de cabeça para baixo com a chegada da artista famosa.

Essa é uma história real, o que torna tudo mais chocante. O filme não nos entrega o enredo por completo logo de início e vai oferecendo camadas da situação a medida que avançamos na trama. É perceptível como paira uma névoa de estranhamento em cima da família, mesmo que eles tentem se mostrar muito normais. Os detalhes é que vão nos entregando as problemáticas que precisam ser desafiadas ali.

Gracie é extremamente envolvente com todos ao seu redor. Os vizinhos a amam, sua família aparenta ser devota a ela. Mas logo percebemos o quanto ela é controladora e manipuladora. Sempre regrando os afazeres dos filhos, as atitudes do marido, ela faz com que o mundo gire ao seu redor e suas vontades sejam satisfeitas. Quando as coisas não saem como planejado, ela tem uma crise emocional, chora muito e se desequilibra.

Joe é apático. 23 anos mais novo do que Gracie, ele não tem muita personalidade e segue as regras que ela dita. Ele vive em função dela, satisfazendo seus desejos. Num primeiro momento, achamos que ele é o novo marido troféu que tem que conviver com os filhos jovens adultos da protagonista. Afinal, ele não se conecta com os gêmeos e não é muito mais velho que eles.


				
					Filme com Natalie Portman e Julianne Moore é bem perturbador
'Segredos de Um Escândalo' chegou aos cinemas no dia 18 de janeiro. Foto: Divulgação/Diamond Films

O fato é que o escândalo que fez essa família famosa é justamente a relação doentia do casal. Gracie conheceu Joe quando ele tinha 13 anos e ela 36, num pet shop que trabalharam juntos. Ele era amiguinho de seu filho mais velho, Georgie (Cory Michael Smith, O Primeiro Homem).

Eles se envolveram romanticamente e foram descobertos pelo então marido de Gracie e pai de seus três filhos. Ela acabou sendo presa e descobrindo uma gravidez do rapaz. Quando saiu da cadeia, continuaram a relação, se casaram e tiveram, além da primeira filha, um casal de gêmeos.

Bom, esta é a visão dela. Mas enquanto falamos, percebemos que não tem como ser assim. Uma mulher de 36 anos não se relaciona amorosamente e nem sexualmente com um pré-adolescente de 13. Isso configura estupro de vulnerável (ao menos na legislação brasileira). E é justamente isso que paira no ar o tempo inteiro de 'Segredos de Um Escândalo'. Um estupro que nunca é mencionado e é romantizado pelo casal.

Os desdobramentos da história vão trazendo ainda mais elementos de incômodo. Vemos o quanto que Joe é afetado por toda a sua história e depende emocionalmente de Gracie para tudo, ainda que não tenha consciência disso. Ela consegue transformar a situação em uma "linda história de amor" e é isso que vende para qualquer pessoa que pergunte sobre o caso. Elizabeth acaba vivenciando muitas emoções ao longo da trama, justamente por conta da capacidade absurda de manipulação da abusadora.

Ainda que a atriz perceba toda a problemática da situação, ela se envolve com Gracie. Uma mistura de repulsa e admiração intrigante. Ela quer dar o seu melhor naquele papel que irá interpretar e, por isso, tenta compreender a mente doentia da protagonista. O resultado é ela entrando cada vez mais no emaranhado daquela família disfuncional.


				
					Filme com Natalie Portman e Julianne Moore é bem perturbador
'Segredos de Um Escândalo' chegou aos cinemas no dia 18 de janeiro. Foto: Divulgação/Netflix

Não consigo pensar em uma dupla melhor do que Portman e Moore para interpretar essas duas mulheres sedutoras. Porque, sim, elas trabalham todo o tempo o poder da sedução, cada uma a sua forma. Elas são fortes, tem presença e travam diálogos incríveis. Uma mudança no olhar já nos diz muito do intuito de cada cena. Então é realmente um grande espetáculo de assistir.

'Segredos de Um Escândalo' toma um cuidado essencial no desenvolvimento de seu roteiro e direção: não romantizar o fato em si. Ainda que não use em momento algum o termo estupro ou abuso infantil, essa é uma percepção que paira no ar e o enredo faz questão de manter esse incômodo constante. E é justamente esse incômodo que faz com que o espectador tenha consciência de que tudo aquilo que estamos vendo é um grande absurdo. Ainda que a protagonista consiga nos manipular de alguma forma, tal qual os demais personagens.

Este é um filme que desperta as mais variadas emoções e fica conosco muito tempo depois que a sessão acaba. É pesado e requer cautela, especialmente do público mais sensível à temática. Mas é redondo e sem qualquer tipo de excesso ou falta. É um roteiro incrível personificado em um elenco afiado e digno de premiação. É provável que a gente o veja no Oscar deste ano.

Confira abaixo o trailer do longa

Imagem ilustrativa da coluna Coisa de Cinéfilo
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COISA DE CINÉFILO :

Ver mais em Coisa de Cinéfilo