O filme da Barbie segue bombando nos cinemas, trazendo números impressionantes de bilheteria. A qualquer momento cruza a faixa dos 1 bilhão de dólares. Mas nos últimos dias, já rendeu a diretora, Greta Gerwig, o título de filme com direção feminina solo mais lucrativo de todos os tempos. E isso é um grande marco!
Pensando nisso, o Coisa de Cinéfilo resolveu reunir filmes de sucesso que contam com a direção feminina e que pipocaram, ou na bilheteria ou em premiaçõs! Ah, e claro que separamos também filmes que colocam as mulheres em local de destaque e empoderamento, uma característica bem importante destas produções. Confira!
Leia também:
Adoráveis Mulheres (2019) – Netflix
O longa é uma nova versão do clássico da escritora Louisa May Alcott e conta com a direção da cineasta do momento, Greta Gerwig. Ele narra a história das irmãs March, que vivem em uma época em que o casamento é uma das poucas formas de ascensão de vida da mulher, que era tão limitada. Conta com um ótimo elenco com Saoirse Ronan, Emma Watson e Florence Pugh como protagonistas e é muito envolvente.
Nomadland (2021) – Star+
O vencedor do Oscar de Melhor Filme e Melhor Direção de 2021 conta com a diretora Chloé Zhao narrando a história de uma mulher de 60 anos que perde todo o seu dinheiro na recessão e resolve embarcar numa viagem sem rumo junto aos nômades modernos, experimentando coisas novas e vivendo novas emoções. É uma reflexão potente sobre nós mesmas e a reconexão com a nossa essência. Protagonizada pela excelente Frances McDormand.
Bela Vingança (2020) – Star+
Também com indicação ao Oscar, este longa da diretora Emerald Fennell narra a história de Cassandra, uma mulher que passou por traumas no passado pela perda de uma amiga querida e resolveu se vingar de todo e qualquer homem que tenta tirar proveito das mulheres. Ela se usa de isca para fisgar os piores tipos e aplicar uma lição. Fala muito sobre o lugar de fragilidade que a mulher ocupa na sociedade.
A Mulher Rei (2022) – HBO Max
Este filme é fantástico e envolvente do começo ao fim. Saber mais da história de países africanos e desmistificar o estigma de que eles são apenas relacionados com escravidão é um dos maiores ganhos aqui. Com a excelente atuação de Viola Davis, conhecemos mais sobre um povo em que as mulheres é que mandam e são respeitadas. Elas que batalham, elas que detém a força. Uma dicotomia incrível de acompanhar, com a direção formidável de Gina Prince-Bythewood
Mulher-Maravilha (2017) – HBO Max
Foi um marco quando saiu nos cinemas, empoderando menininhas que estavam cansadas de ver apenas heróis do sexo masculino. Gal Gadot incorpora perfeitamente o papel de Diana Prince, em
um dos melhores filmes de super-heróis da história do cinema. A direção ficou por conta de Patty Jenkins, que teve a sensibilidade de equilibrar emoção e razão a todo momento.
Marcela Gelinski
Marcela Gelinski
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!