CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Coisa de Cinéfilo

Velozes e Furiosos 10 é mentirada que nós amamos

Dominic está curtindo a "aposentadoria" e sua paz é perturbada quando um desafeto do passado retorna para vingar a morte do pai

foto autor

Marcela Gelinski

20/05/2023 às 18:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Velozes e Furiosos 10 é mentirada que nós amamos
Foto: Divulgação

Velozes e Furiosos 10 é aquele tipo de filme que a gente sabe que é desnecessário mas que vai assistir mesmo assim porque já estamos há muito tempo acompanhando a saga de Dominic Toretto (Vin Diesel, Guardiões da Galáxia Vol. 3). No entanto, ele consegue se provar completamente necessário a medida que a história vai se desenvolvendo. Sei que sou uma grande fã de Velozes e Furiosos (sim, não faz sentido), mas posso provar o que estou falando aqui.

Dominic está curtindo a "aposentadoria" com sua família, algo que ele dá o maior valor e lutou tanto para ter e manter. Sua paz é perturbada quando um desafeto do passado retorna para vingar a morte do pai. Dante (Jason Momoa, Aquaman) é filho de Hernan Reyes (Joaquim de Almeida, Dupla Explosiva) morto há mais de uma década, lá em Velozes & Furiosos 5: Operação Rio. E é bom salientar que este é o primeiro filme, de dois, da finalização épica dessa franquia de sucesso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

É preciso compreender que com Velozes e Furiosos nós devemos sempre partir do pressuposto de que não há muito compromisso com a lógica e realidade, mas que tudo bem ser assim. Ninguém vai (ou deveria ir) assistir um longa desses esperando uma indicação ao Oscar. Mas o que diferencia esta franquia é que ela vem procurando ter algum nível de profundidade nos personagens, algo que fica muito claro aqui.


				
					Velozes e Furiosos 10 é mentirada que nós amamos
Foto: Divulgação

Todas as dores que afligem Toretto fazem dele viver no constante medo de perder aquilo que lhe é mais caro: sua família. Ainda que ele tente curtir ao máximo os momentos com o filho Brianzinho e com Letty (Michelle Rodriguez, As Viúvas), a sombra do perigo sempre paira. E é sobre isso que o filme trata. Se Dominic não exterminar de vez qualquer ameaça que ele tenha, não vai conseguir efetivamente relaxar e viver em paz.

Com cenas de ação muito bem construídas e orquestradas, Velozes e Furiosos 10 evolui com uma trama bem interessante que conecta vários fios soltos. São personagens entrelaçados e "ressuscitados" que são mais aprofundados, gerando conexão com o espectador. Há essa altura do campeonato, se tivéssemos aqui uma equipe de baixa qualidade, a franquia não se sustentaria da forma como se mantém. Aliás, vale pontuar que o que manter esta saga até hoje é a sua bilheteria ao redor do mundo, especialmente na América Latina, já que os EUA em si não é muito fã e costuma não prestigiar. E eles deixam isso bem claro quando botam o vilão para se criar aqui no Brasil.

Como um grande fim, o roteiro se esforça em dar motivo e consequências aos personagens. Todos têm seu momento de sucesso ali e sua importância destacada. Por sinal, podem esperar todo e qualquer ator que já apareceu nestas tramas - inclusive, na cena pós-crédito. Algumas não fazem muito sentido? Sim, mas a gente ignora isso pela grandiosidade da história.

Uma trilha sonora bacana, personagens carismáticos, cenas de ação mescladas com drama acertado, Velozes e Furiosos 10, no meu ponto de vista, não tem como dar errado. É aquela explosão de mentiras que nós amamos, afinal, não se pode esperar que uma franquia dessa tenha qualquer compromisso com a realidade. É para isso que estamos ali. É um filme desnecessário, sim. Excelente também.

Confira o trailer abaixo:


				
					Velozes e Furiosos 10 é mentirada que nós amamos
Foto do autor
AUTOR

Marcela Gelinski

AUTOR

Marcela Gelinski

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Coisa de Cinéfilo