São João na Bahia

Com expectativa de movimentar 1 bilhão de reais no São João, empresários listam 8 dicas para quem quer empreender

Oportunidade de incremento nas vendas e renda extra para profissionais do turismo, entretenimento e gastronomia, a chegada das festas juninas aquece o mercado e oferece um ânimo a mais

Rodrigo Almeida
16/06/2022 às 18h00

4 min de leitura
Foto: Reprodução

Olha, isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais!

Um dos festejos mais desejados e aguardados entre nordestinos e apaixonados pela cultura regional, o São João retorna em festa após dois anos de pausa, devido à pandemia. Para este ano, segundo o secretário de Turismo da Bahia, Mauricio Bacellar, a expectativa de receita em 2022 supera 1 bilhão de reais em torno dos festejos.

Oportunidade de incremento nas vendas e renda extra para profissionais do turismo, entretenimento e gastronomia, a chegada das festas juninas aquece o mercado e oferece um ânimo a mais para o comércio, que desde cedo começa a se preparar para as demandas da época.

De acordo com Daniela Veloso, sócia do Bolos das Meninas, a organização para atendimento de pedido se inicia já em abril. “Nossa preparação começa em abril, com desenvolvimento de produtos, negociação com fornecedores, contatos com pessoas estratégicas para fechamento de encomendas e eventos, além do contato com clientes cadastrados em nosso banco de dados”, explica.

Com a oferta de bolos regionais, amendoim doce e cozido, canjica, pamonha, pudim de amendoim ou de canjica, licor e sequilhos, a expectativa para 2022 é positiva. “Esse ano, temos as retomadas dos eventos, além da venda em loja! Nossa expectativa é de aumentarmos 20% do nosso faturamento, com relação ao ano de 2021”, revela Daniela.

Com expectativa de movimentar 1,5 milhões de pessoas nas festas espalhadas por todo o estado, alguns costumes não podem faltar na comemoração, a exemplo fogueira, quadrilha, forró e o famoso licor para aquecer as noites de frio!

Foto: Reprodução

À frente da Lemavos, empresa de bebidas com 6 anos de atuação, Diego Lemos sabe bem a importância do licor nessa época do ano. Responsável pelas produções do – Licor Brazeiro, Licor Sr. Nô e destilados especiais, a Lemavos antecipa a produção de bebidas com até um ano de antecedência.

“Produzimos e vendemos o ano todo. Agora, por exemplo, já estamos produzindo o licor de jenipapo para o ano que vem. Acredito que a nosso principal diferencial está na razão de existir, que é proporcionar aos nossos clientes experiências degustativas ímpares e espetaculares. Com isso, buscamos entregar uma grande bebida para o seu grande momento”, destaca Diego

Experientes na preparação da empresa para ao atendimento das demandas de São João, Daniela Veloso e Diego Lemos listaram 8 dicas para quem já empreende ou pretende empreender nessa época do ano.

  1. Se planeje na divulgação e encomendas! Se antecipando você consegue comprar melhor;
  2. Importante negociar valores e produtos com os fornecedores! Ainda mais em um ano com tanta inflação;
  3. Entenda a sua capacidade de produção e não a ultrapasse. Assim você evita problemas com entregas!
  4. Escutei de um investidor: quem quer crescer anda correto. Fazer a coisa errada pode até te dar vantagens de curto prazo, mas mais cedo ou mais tarde isso vai destruir tudo que construiu
  5. Estude bem o mercado. Ser empresário requer um preço alto, por isso não vale a pena ser apenas mais um;
  6. Todo mercado tem uma sazonalidade. Então é interessante pensar não só para uma época do ano, mas pensar como sustentar o negócio nos períodos de baixa sazonalidade;
  7. Se tudo estiver indo bem, aproveite para economizar e fortalecer o negócio. Para que já estudou business cycles de Kondratiev sabe que a economia é feita de altos e baixos sempre, tanto em ciclos curtos quanto em ciclos longos. E não estamos falando de sazonalidade;
  8. Por fim, se você só trabalhar, vai ganhar algum dinheiro; se só estudar, não vai ganhar dinheiro. Mas se trabalhar e estudar, será capaz de fazer coisas incríveis.

Dicas anotadas? Agora é preparar a produção e dar um show nesse São João! #rimou

Leia mais sobre Conexões e Negócios no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias