Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > conexões e negócios
Whatsapp Whatsapp
Conexões e Negócios

Dicas para vencer os desafios do empreendedorismo negro

Priscila Mércia acumula 12 anos de empreendedorismo e hoje auxilia no desenvolvimento de novos negócios

Rodrigo Almeida • 03/08/2023 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Dicas para vencer os desafios do empreendedorismo negro
Foto: Acervo Rodrigo Almeida

Se empreender não é uma tarefa fácil, a atitude empreendedora é ainda mais desafiadora para mulheres pretas. Segundo o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, 51% das mulheres negras empreendem por necessidade. Para as mulheres brancas, a taxa é de 35%.

Neste mesmo cenário, de acordo com dados do Sebrae obtidos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNADC), no segundo trimestre de 2022, apenas 8% das empresárias negras contrataram funcionários, e 82% delas tem somente entre 1 e 5 colaboradores.

Leia mais:

Coordenadora do programa Acelera Iaô Com Elas, a relações-públicas e gestora de projetos, Priscila Mércia reconhece os desafios de empreender. Acumulando 12 anos de experiência na criação e gestão de novos negócios, Mércia já atuou nas áreas da gastronomia, moda, doceria e artesanato, qualificando-a para entender e dialogar com as necessidades de empreendimentos negros.

“Desenvolver metodologia para afros empreendedores é diferente, pois o conhecimento técnico é sempre atravessado por questões raciais, emocionais e sociais. O racismo estrutural impacta neste empreendedor desde o entendimento dos conceitos até a aplicação das técnicas aprendidas. O lugar de vulnerabilidade financeira e necessidade de retornos imediatos, faz com que tenhamos uma formação voltada para a realidade de transicionar os negócios da sobrevivência para a geração de renda”, explica Priscila Mércia.

Segundo o levantamento do Sebrae ‘Empreendedorismo por Raça-cor (e sexo)’, a média salarial do empreendedor negro é 32% inferior à do branco, já se compararmos o rendimento da mulher negra ao do homem branco, esse número chega a -74%.

“Uma pesquisa desenvolvida pelo instituto Locomotiva apresentou que dos negócios 42% surgiram por necessidade, e 45% foram criados por empreendedoras que vivem em favelas ou comunidades. Portanto, para fortalecer é necessário entender a realidade vivida pelo Empreendedor", aponta Priscila.

Ativa no compromisso de formação de novos empreendedores e empreendedoras, reconhecendo as características raciais, a Coordenadora do Acelera Iaô com Elas aponta atitudes essenciais para quem deseja gerir o próprio negócio.

“É necessário constante Qualificação e construir uma rede de relacionamento. Sempre estar em eventos do seu ramo de negócios e estar conectado com pessoas que estão com os mesmos objetivos e vivendo os mesmos processos na jornada empreendedora. Esta troca irá proporcionar não só a continuidade do negócio, como o seu crescimento de maneira mais estruturada”, conclui.


				
					Dicas para vencer os desafios do empreendedorismo negro
Imagem ilustrativa da coluna Conexões e Negócios
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CONEXÕES E NEGÓCIOS :

Ver mais em Conexões e Negócios