Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > conexões e negócios
Whatsapp Whatsapp
Conexões e Negócios

Quer trabalhar com produção? Especialista dá dicas para ingressar no setor

Thainá Pitta sabe bem os desafios da concepção, montagem e realização de eventos. Confira dicas!

Rodrigo Almeida • 25/08/2023 às 12:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Quer trabalhar com produção? Especialista dá dicas para ingressar no setor
Foto: João Lins

Dados da Associação Brasileira de Promotores de Eventos revelaram que o segmento movimentou cerca de R$ 314,2 bilhões em 2022, registrando crescimento de 400% se comparado ao ano de 2020.

Responsável por 4,32% do PIB brasileiro, e envolvendo cerca de 6,4 milhões de trabalhadores – de forma direta e indireta, o mercado de produção de eventos está entre os mais importantes do país, com destaque para grandes festivais, festas típicas, tradicionais e religiosas, carnaval, recreação e lazer, shows e eventos corporativos.

Leia mais:

Sócia-diretora da ROTHA4U e relações-públicas com expertise na produção de grandes shows, prêmios e festivais, Thainá Pitta sabe bem os desafios da concepção, montagem e realização de eventos. Com 10 anos de experiência e 5 anos à frente de produções executivas, Thainá já esteve na equipe internacional da cantora Anitta, acompanhou e executou eventos nacionais e internacionais da ONU, além da produção de importantes festividades, como o Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023 e o Festival Back2Black 2023.


				
					Quer trabalhar com produção? Especialista dá dicas para ingressar no setor
Foto: João Lins

Com forte atuação nacional, a relações-públicas aponta que os desafios na produção incluem desde a construção de equipes alinhadas, até a contratação de fornecedores. “Os cenários são bem distintos em todo o país. Enquanto em algumas localidades é mais fácil encontrar profissionais técnicos e fornecedores específicos, em outros precisamos importar, encarecendo o custo final e aumentando a logística de produção. No entanto, tudo em um evento depende do seu porte, expectativas, públicos envolvidos, grau de maturidade, cenário e estrutura, tornando a execução mais ou menos complexa ao seu desenvolvimento”, explica a profissional.

Para quem deseja trabalhar na área, Thainá é enfática ao sinalizar a importância da capacitação contínua e a paciência de começar na assistência. “Existem detalhes de produção que aprendemos com quem já tem trajetória na área. Começar pequeno, acompanhar profissionais sêniores, observar detalhes, estudar novidades, se envolver em cenários diversos e não ter medo de trabalhar muito, estão entre as vivências e movimentos necessários para quem quer atuar com produção”.

Alcançando estimativa de consumo superior aos 55 bilhões, só no primeiro semestre de 2023, empreender na área de eventos – seja como produção ou fornecimento de materiais e insumos, é uma grande oportunidade de renda e colocação no mercado. Para quem quer começar, Thainá Pitta listou algumas dicas essenciais.

  • 1. Estude o cenário da localidade onde quer atuar. Quais oportunidades de negócio? O que costuma ter demanda?
  • 2. Faça conexões! Ter uma sólida e rica rede de contatos te coloca próximo(a) a possibilidades de trabalho e renda;
  • 3. Aposte em diferenciais. O básico você precisa ter, é hora de surpreender, seja no nível de organização e comprometimento, até na forma como ofereça o seu produto/serviço;
  • 4. Seja referência de qualidade. Tudo o que uma produção quer é um bom fornecedor, que cumpra os acordos, seja como prestador de serviço, vendedor(a) de produtos ou serviços técnicos;
  • 5. Não desista. Entrar no cenário de produção e eventos exige paciência e construção. É normal errar, mas jamais repita erros. No final tudo precisa ser perfeito, então a rede de prestadores de serviços e fornecedores devem estar bem alinhados.
Imagem ilustrativa da coluna Conexões e Negócios
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CONEXÕES E NEGÓCIOS :

Ver mais em Conexões e Negócios