Nascida na Europa do século XVI, o festejo do São João marca o início do solstício de verão, as boas colheitas e fertilidade da terra. Considerada pagã, a festa ocorria também com o objetivo de afastar espíritos ruins e pragas do continente europeu, tudo feito em clima de celebração, cerimônia e ofertório.
No Brasil, a comemoração surge como uma homenagem ao apóstolo João Batista, responsável pelos batismos dos fiéis católicos, que na época eram denominados de “joaninas”. Trazida pelos colonizadores portugueses, a festividade junina tornou-se forte e tradicional no Nordeste, representando um importante acontecimento cultural e econômica para a região.
Leia também:
Na Bahia, as festividades devem alcançar 417 municípios do estado, movimentando cerca de R$ 1,5 bilhão na economia. No Brasil, a estimativa chega a R$ 6 bilhões de reais, com ampliação no número de voos e lotação máxima de hotéis e pousadas das principais cidades.
Oportunidade de renda extra para novos e antigos empreendedores, a organização nas vendas para o período deve ocorrer logo após o dia das mães, considerando a necessidade de preparação para os 4 dias de festa (em média) e o início das festas populares.
Comemorando 10 anos de atividade em 2023, o Bolos das Meninas começa a se preparar para festa ainda em abril, quando começa o planejamento de compras, produção, contratação e pré-venda. Para este ano a expectativa é o aumento das vendas em 80% para o período, com investimento principalmente na ampliação dos pontos de venda, nos bairros da Pituba, Graça, Shopping Barra e Vitória Boulevard, além de unidades móveis nas regiões do Horto Florestal, Greenville, Tribunal de Justiça, Cidade Jardim e Alto do Itaigara.
Segundo Daniela Veloso, sócia do Bolos das Meninas, “a preparação é essencial para o sucesso. Todo ano revisitamos nosso histórico de vendas e aprimoramos os processos. Para este ano, nossas apostas estão no bolo de aipim, bolo de milho, bolo de carimã e bolo de tapioca, canjica, pamonha, amendoim cozido, mingau, mugunzá, amendoim caramelizado e licor”, explica
Para quem ainda deseja incrementar a renda nesse São João, ainda é possível aproveitar o momento. Fantasias e roupas típicas para festividades infantis, quitutes típicos e revenda de licor são oportunidades que devem ser aproveitadas. Aposte na divulgação em redes sociais, vizinhança e colegas de trabalho, agora é o momento de convidar sua rede de contatos a fortalecer o seu negócio e aumentar a economia do pequeno empreendedor.
Rodrigo Almeida
Rodrigo Almeida
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!