Whatsapp para negócios: veja 7 dicas para vender mais e melhor


Foto: Reprodução

Poucas pessoas sabem, mas talvez muitos imaginem: o WhatsApp já pode ser visto como um dos principais canais de venda para os pequenos negócios. Segundo dados da pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o WhatsApp é utilizado por 80% das pequenas empresas brasileiras, sendo considerado um dos mais amplos e acessíveis canais de comunicação para promoção de produtos/serviços, relacionamento imediato e acesso ao cliente.

De acordo com a eMarketer, em 2021 existiam mais de 120 milhões de contas de WhatsApp ativas no Brasil, dado validado pela pesquisa Mobile Time ao afirmar que 99% das pessoas que possuem smartphone no país, fazem uso da ferramenta de mensagens instantâneas.

Com as opções WhatsApp e WhatsApp Business, especialistas são firmes ao definir que a versão Business – feita sob medida para os pequenos negócios, é a melhor opção para quem quer ter um canal de comunicação/venda na plataforma.

Na versão para negócios é possível oferecer catálogo de produtos aos clientes, configurar mensagens automáticas de saudação e ausência, criar etiquetas para organizar conversas, conferir estatísticas de mensagens e garantir a privacidade ao esconder a opção ‘visto por último’. Tudo pensado para que o/a empreendedor(a) aproveite a ferramenta de forma mais empresarial e não pessoal.

Ainda ambiente inseguro para alguns, listei dicas que podem servir como impulso nas vendas de fim de ano, além de auxiliar na data mais esperada do ano para o consumidor: a Black Friday!

  • 1. Treine a pessoa/equipe que vai se comunicar com o cliente via WhatsApp

Ninguém gosta de ser maltratado(a) ou ignorado(a). É muito importante que o diálogo e atendimento via WhatsApp tenha a mesma qualidade de atendimento oferecida nos diversos canais de venda do seu produto/serviço. Atenção, cordialidade e informação são essenciais.

  • 2. Tenha respostas prontas

Elabore um documento com as principais perguntas e as possíveis respostas. Assim você agiliza a comunicação e garante um alto padrão de qualidade no atendimento.

  • 3. Não deixe o cliente sem resposta

Prefira usar a versão WhatsApp Web e garanta que o cliente será atendido com brevidade. Para horários fora do expediente, configure mensagens instantâneas de resposta e retome o contato no próximo turno de atividades.

  • 4. Quer divulgar novidades e promoções? Invista em listas de transmissão

Evite a criação de grupos, são desconfortáveis e todos estão cansados. Para uma comunicação mais atenciosa, prefira divulgar e promover novidades e produtos via lista de transmissão.

  • 5. Divulgue o seu número, mas peça autorização para adicionar o cliente

Não seja invasivo(a). Divulgue o seu número nos canais, mas peça autorização para inserir o seu cliente em listas, sempre deixando a oportunidade da pessoa se descadastrar a qualquer momento.

  • 6. Aproveite o status do WhatsApp

Pouco utilizado, o status pode ser um reforço na divulgação de promoções, iniciativas, outros canais de venda e informações relevantes do seu negócio.

  • 7. Escute o cliente e entenda sua linguagem

Saiba ouvir opiniões e críticas. Utilize a ferramenta como um canal de aproximação com o cliente, aproveitando para entender melhor qual a linguagem utilizar com o seu público consumidor.

Leia mais sobre Conexões e Negócios no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.