Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > de resenha
Whatsapp Whatsapp
DE RESENHA

'A Casa Encantada' mergulha no universo do circo e das culturas de infância

Com música executada por uma banda ao vivo, o espetáculo tem elenco formado por crianças e jovens muito talentosos

Arlon Souza • 07/10/2022 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'A Casa Encantada' mergulha no universo do circo e das culturas de infância
Foto: Divulgação / Amanda Chung

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”, esta frase do líder pacifista sul-africano Nelson Mandela (1918 - 2013) não deixa dúvidas sobre a importância da formação cultural, humanista e cidadã da criança desde os primeiros anos de vida. E a infância é uma fase muito fértil e apropriada para a construção de uma consciência antirracista.

Saberes e valores que podem criar adultos com mais empatia e mais respeito entre si, colaborando para relações sociais mais dignas e saudáveis. E o teatro é uma linguagem muito potente na transmissão desses valores. Por essa e outras razões, o espetáculo infantojuvenil “A Casa Encantada”, com direção de Cássia Valle, Cell Dantas e Leno Sacramento, é um portal para aprender e refletir sobre os valores de uma educação transformadora.

Leia mais:

Além desse tema fundamental que aborda as desigualdades causadas pelo racismo estrutural,“A Casa Encantada” percorre outros caminhos, ao mergulhar no universo do circo e nas brincadeiras tradicionais, criando um mosaico de memórias afetivas sobre personagens circenses e expressões da cultura popular e africana, como os griôs, o palhaço, a trapezista, o brincante, a bailarina e diversas figuras que marcam e marcaram a infância de diferentes gerações. É didático e poético ao contar ao público um pouco sobre essas histórias e sobre a importância e os direitos de toda criança, provocando em nós a necessidade de uma relação mais equilibrada e consciente com essas diretrizes e culturas.

Cheio de ritmo, música, poesia e humor, a peça tem trilha sonora executada por uma banda ao vivo, em que Cell Dantas, além de diretora musical, também é vocalista. A direção geral de Cássia Vale capta com muito apuro essa energia da infância, a encenação soa muito própria desta fase, priorizando a identidade e a linguagem da criança, mantendo sua naturalidade. É um teatro feito de crianças e jovens para crianças e jovens, que produz um efeito de alteridade e euforia no público em diversos momentos. A plateia acaba por se reconhecer no palco como se reconhece na vida. A estética que se compõe com base no protagonismo infantil tem como inspiração e referência os musicais memoráveis da Companhia Novos Novos e a teatralidade do Bando de Teatro Olodum.

A direção coletiva resultou numa obra cênico-musical que soube imprimir uma dinâmica muito rica de nuances, exploração do espaço, musicalidade e visualidade. O texto construído colaborativamente (a partir de uma oficina de escrita criativa com o grupo Bonde da Calu) também é assinado por Cássia Vale e Cell Dantas. O elenco formado por crianças a partir dos 7 anos, de um modo geral, está muito bem em cena, mas vale ressaltar as atuações da caçula Pietra Gomes, de Danilo Cerqueira, Lucila Laura e Naira da Hora, que roubam a cena. “A Casa Encantada” é realmente uma experiência que mexe com a gente em tudo que temos guardado no melhor lugar do coração. Não deixe de ver.

Espetáculo A Casa Encantada - Bonde da Calu

  • Quando: dias 09, 16 e 23 de outubro de 2022
  • Horário: 11h
  • Onde: Teatro Módulo (Avenida Professor Magalhães Neto , 1177, Salvador - Bahia)
  • Ingressos: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia) Vendas através do sympla ou na bilheteria do teatro
  • Classificação: Livre
  • Mais informações: (71) 2102-1392 / 2102-1350


				
					'A Casa Encantada' mergulha no universo do circo e das culturas de infância

Leia mais sobre De Resenha com Arlon Souza no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Imagem ilustrativa da coluna De Resenha
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM DE RESENHA :

Ver mais em De Resenha