Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > de resenha
Whatsapp Whatsapp
De Resenha

Diversidade do teatro do interior da Bahia nos palcos da capital

Dalmo Peres, diretor da Caderno 2 Produções Artísticas, conta os detalhes e novidades da Mostra Interior em Cena

Arlon Souza • 11/08/2023 às 19:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Diversidade do teatro do interior da Bahia nos palcos da capital
Espetáculo “Liberdade Raiou, Igualdade Não!, de Juazeiro (BA). Foto: Rafael Neres

A Caderno 2 Produções Artísticas, produtora já tradicional e conhecida por projetos longevos como o Prêmio Braskem de Teatro, o Música no Parque e o MPB Petrobrás, apresenta este ano a Mostra Interior em Cena, em que apresenta um recorte da produção teatral do Interior da Bahia, de cidades como Lauro de Freitas, Feira de Santana, Rio de Contas e Vitória da Conquista.

As 12 obras selecionadas, de diferentes temas, linguagens e gêneros, passaram por uma curadoria técnica, contemplando tanto peças para o público adulto quanto infanto-juvenil. E uma novidade: as montagens agora serão avaliadas pela comissão da 29ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, no mesmo patamar das montagens da cena soteropolitana, concorrendo em todas as categorias.

Leia mais:


				
					Diversidade do teatro do interior da Bahia nos palcos da capital
Espetáculo “Só Depende de Nós”, de Feira de Santana (BA). Direção de Elizette Desttéfanni Motté. Foto: Aída Vitória

As apresentações estão distribuídas em diversos espaços de Salvador, no Teatro Martim Gonçalves (Canela), no Teatro do Goethe-Institut (Corredor da Vitória), no Centro Cultural SESI Casa Branca (Caminho de Areia) e na Varanda do SESI Rio Vermelho, em horários variados para cada espetáculo, às 11h, 16h e 19h.

Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos espaços e através do site Sympla. Mais informações no instagram @premiobraskemdeteatro. Quer saber mais detalhes sobre a Mostra Interior em Cena? Confira na entrevista exclusiva com Dalmo Peres, diretor da Caderno 2 Produções Artísticas.


				
					Diversidade do teatro do interior da Bahia nos palcos da capital
Dalmo Peres, diretor da Caderno 2 Produções Artísticas. Foto: Divulgação

ARLON SOUZA - O Prêmio Braskem este ano promove uma ação inédita ao apresentar 12 espetáculos do Interior da Bahia, através da Mostra Interior em Cena. O que isso significa para a história do Prêmio?

DALMO PERES - O Prêmio Braskem de Teatro é um espaço de reconhecimento e valorização do teatro baiano, e a Mostra Interior em Cena é uma novidade que facilita a apreciação dos espetáculos do Interior do estado pela comissão julgadora. A presença do Interior na premiação já era possível por meio da categoria Espetáculo do Interior. E na última edição algumas montagens foram agraciadas com outros troféus (como Revelação, Performance e Espetáculo Infantojuvenil, por exemplo).

ARLON SOUZA - Os 12 espetáculos da Mostra Interior em Cena foram selecionados através de uma convocatória e avaliados por uma curadoria. Quais foram os critérios?

DALMO PERES - Os critérios são relacionados ao mérito artístico dos espetáculos e a comissão julgadora, formada por profissionais reconhecidos do teatro baiano em diversas funções, faz a seleção com base nesses parâmetros.

ARLON SOUZA - Sob a perspectiva da diversidade de estilos, temas e gêneros, o que podemos esperar da Mostra?

DALMO PERES - A Mostra traz um equilíbrio entre espetáculos infantojuvenis e adultos e temas como igualdade, dilemas humanos e o mundo da imaginação, por exemplo. É uma amostra interessante do que está sendo produzido no interior do estado.

ARLON SOUZA - Dessa vez foram 12 espetáculos, há planos de ampliação da Mostra? De contemplar mais regiões da Bahia?

DALMO PERES - O número de espetáculos selecionados pode variar de acordo com alguns critérios que nós estabelecemos. Podemos afirmar que independente da quantidade priorizamos sempre a diversidade das produções.

ARLON SOUZA - Essa demanda de produção teatral no Interior da Bahia já vinha sendo contemplada de uma maneira mais segmentada e agora será avaliada pelo Prêmio Braskem de Teatro no mesmo patamar que os espetáculos em cartaz na capital baiana. O que fez com que vocês tomassem essa decisão?

DALMO PERES - O Prêmio Braskem de Teatro sempre tentou superar as barreiras físicas e geográficas que impediam a avaliação de espetáculos de todo o estado. Com o crescimento do virtual durante a pandemia algumas possibilidades puderam ser testadas e possibilitaram que hoje chegássemos ao formato da Mostra Interior em Cena, permitindo também que o público da capital possa assistir às produções do interior.

ARLON SOUZA - A Bahia é sem dúvidas um dos pólos nacionais de produção em artes cênicas. De que maneira essa perspectiva se traduz nos projetos desenvolvidos pela Caderno 2? Muitos planos para o futuro e ampliação do Prêmio Braskem de Teatro? O Prêmio Shell de Teatro, por exemplo, acabou de anunciar uma categoria que contempla espetáculos nacionais.

DALMO PERES - O Prêmio Braskem de Teatro trabalha e continuará trabalhando para ser um lugar de reconhecimento e valorização da nossa produção. Como você mencionou, somos um dos pólos de artes cênicas do país e precisamos seguir com o compromisso de contribuir para o fortalecimento da classe teatral da Bahia.

ARLON SOUZA - Como é que vocês veem essa retomada do Teatro Baiano pós-pandemia? Há um panorama otimista de crescimento e aquecimento da produção?

DALMO PERES - Estamos num cenário bastante otimista, com produções importantes despontando em Salvador e uma quantidade significativa de montagens que se inscreveram na Mostra Interior em Cena. Torcemos para que a retomada represente um aquecimento do mercado das artes cênicas e que muitas produções possam entrar em cartaz nos teatros de toda a Bahia.

ARLON SOUZA - Já dá pra adiantar alguma informação sobre como será a cerimônia da 29ª edição do Prêmio Braskem de Teatro? Uma homenagem especial? Quem vai dirigir o espetáculo, por exemplo?

DALMO PERES - Ainda estamos trabalhando em algumas definições e divulgaremos aos poucos as novidades sobre a cerimônia desta edição. Aguardem!


				
					Diversidade do teatro do interior da Bahia nos palcos da capital
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna De Resenha
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM DE RESENHA :

Ver mais em De Resenha