Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > de resenha
Whatsapp Whatsapp
De Resenha

Paulo Henrique Alcântara traduz a alma de mãe em 'Partiste'

A peça, vencedora do Prêmio Braskem de Teatro (2010), é um manifesto do amor materno do Brasil mais profundo

Arlon Souza • 06/10/2023 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Sair ileso emocionalmente do espetáculo “Partiste” talvez seja tarefa difícil até mesmo para os corações mais frios e racionais. Se o espectador tem raízes interioranas, então, nem se fala... é aí mesmo que a arapuca está pronta e à espreita, numa de suas bem elaboradas curvas dramáticas, carregadas de empatia e humanidade.


				
					Paulo Henrique Alcântara traduz a alma de mãe em 'Partiste'
Márcia Limma, Ruan Passos e Carol Alves em cena de Partiste. Divulgação/ Diney Araújo

“Partiste” nem de longe será nome em vão nesse espetáculo. É drama de ausências, saudades e partidas, mas, também, de humor, amor, romantismo e compaixão. São narrativas cruzadas num seio de reviravoltas familiares, que provoca, conforta e fisga o espectador pelo naturalismo e pela verossimilhança.

Leia mais:

Ambientada na década de 1970, na cidade baiana Livramento de Nossa Senhora, a peça nos brinda com a história de uma mãe, Ester, personagem interpretada por Márcia Limma, de sua irmã Ruzinha (Luzia Barbosa), e de seus filhos Brás (Ruan Passos), Ceci (Carol Alves) e Dolores (Daniele Souza).

E aqui vale destacar o equilíbrio no desempenho das atuações. Elenco afiado e afinado em cena, com um jogo cênico muito inteligente em extrair os sotaques e nuances dessa natureza cultural tão genuína e tão impregnada de brasilidade. A direção de Ícaro Bittencourt modula com destreza essas temperaturas e ambiências de cena, compondo uma encenação que muitas vezes apenas sugere os acontecimentos, recurso tanto da encenação quanto da dramaturgia.


				
					Paulo Henrique Alcântara traduz a alma de mãe em 'Partiste'
Márcia Limma em cena de Partiste. Divulgação/ Diney Araújo

Protagonizada por Márcia Limma, atriz indicada ao Prêmio Braskem (2018) e ao Prêmio Cenym Nacional de Teatro (2019), essa é uma trama transversal que possui um efeito de um presente que nos projeta ao passado, incorporando referências de afeto, de família e infância, que nos toca no âmago da saudade.

Uma atmosfera de nostalgia representada pelo gosto de Ceci por clássicos da literatura brasileira - escritos por Jorge Amado e José de Alencar; pela criança interior de Brás; pela paixão pelo cinema drive-in de Dolores; e pela lealdade da relação entre irmãs e entre mães e filhos, que estabelecem laços de uma época que não volta mais.


				
					Paulo Henrique Alcântara traduz a alma de mãe em 'Partiste'
Divulgação

Todo esse imaginário analógico e poético é transposto para a dramaturgia de Paulo Henrique Alcântara com a propriedade de quem viveu esses sabores, memórias, saberes e imagens. O artista bebe na fonte direta de suas origens interioranas, incorporando uma identidade e um estilo muito próprios. Tudo isso é matéria-prima para a sua obra ficcional.

Autor, diretor de teatro e professor da Escola de Teatro da UFBA, o dramaturgo mergulha na tradição, com um olhar universal para as suas histórias, enredos e personagens. Ao abordar temas e discussões atemporais e atuais, tece sua narrativa no diálogo com os dramas do mundo contemporâneo.

Em sua atuação como diretor, já dirigiu grandes nomes das artes cênicas, como Nilda Spencer, Wilson Mello, Wagner Moura, Laila Garin, Vladimir Brichta, entre outros artistas. “Partiste” foi publicada em 2015 pelo Selo Literário João Ubaldo Ribeiro (Fundação Gregório de Mattos). É autor de outras peças como “Lábios que Beijei” (1998), “Bolero” (2001) e “Maldita Seja” (2023), está última também indicada ao Prêmio Braskem de Teatro deste ano.

SERVIÇO:

O quê: Espetáculo “Partiste”

Quando: dias 05, 06, 12 e 13 de outubro, quintas e sextas.

Horário: 19h

Local: Teatro Gamboa Nova - Rua Gamboa de Cima, Largo dos Aflitos, 3, Salvador - BA

Valor: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Informações: 71 98631-3925

Ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro

FICHA TÉCNICA

Texto: Paulo Henrique Alcântara

Direção e produção: Ícaro Bittencourt

Elenco: Marcia Limma, Carol Alves, Daniele Souza, Luzia Barbosa e Ruan Passos

Figurino: Zuarte Júnior

Cenário: Zuarte Júnior e Ícaro Bittencourt

Iluminação: Milena Pitombo

Direção musical: Ícaro Bittencourt

Intérprete de libras: Cíntia Santos

Audiodescritor roteirista: Ícaro Bittencourt

Audiodescritor narrador: Gésner Braga

Consultor em audiodescrição: Marcos Lavor

Imagem ilustrativa da coluna De Resenha
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM DE RESENHA :

Ver mais em De Resenha