Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > empreenda com fritz paixão
Whatsapp Whatsapp
Empreenda com Fritz Paixão

Cinco dicas para se ter uma franquia de sucesso

Nesse artigo, vamos mostrar dicas para você aplicar na sua franquia e atingir um grande sucesso. Confira abaixo!

Fritz Paixão • 26/05/2023 às 10:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!




				
					Cinco dicas para se ter uma franquia de sucesso
Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o mercado de franquias teve um crescimento em 2022 de 12,6% comparado ao último trimestre de 2021 demonstrando uma melhor performance nos últimos 3 anos , isto indica que o setor não apenas se recuperou plenamente do período pandêmico como mostra claros sinais de crescimento. O mesmo levantamento também mostra que houve queda no índice de fechamento das empresas e crescimento no número de novos negócios.

Leia mais:

Uma das grandes vantagens das franquias é que há opções de negócios para todos os perfis de empreendedores e também para todos os tipos de orçamento. No entanto, além de todos esses fatores que mostram um mercado consolidado e em crescimento, a gestão é um fator FUNDAMENTAL para o sucesso! Aqui vão algumas dicas:

Siga as diretrizes da franqueadora

A franquia é um negócio próprio, mas que conta com regras, orientações e diretrizes a serem seguidas. Agir de forma diferente dos valores da marca não vai agregar em nada ao negócio, pelo contrário poderá causar uma imagem negativa ao cliente, de falta de padrão, qualidade e segurança.

Mantenha o padrão de qualidade

Um dos fatores que levam empresas a se tornarem franquias de sucesso é o padrão de qualidade. O cliente sabe que receberá o mesmo atendimento, terá acesso aos mesmos produtos e serviços, em qualquer unidade que estiver. Manter o padrão de qualidade vai ajudar a sua unidade a ter sempre mais clientes.

Sempre fique atento ao desempenho de sua franquia

Os indicadores de desempenho mostram como está a gestão como um todo, pois índices relacionados com diferentes áreas do negócio são avaliados. Fazer o acompanhamento desses dados vai ajudar o franqueado a entender melhor as necessidades do negócio, os aspectos que precisam de melhorias e pontos que estão apresentando bons resultados, para assim fazer um investimento certeiro, garantindo sucesso da franquia.

Cuide da gestão financeira

A gestão financeira deve ser uma prioridade na vida de um franqueado. Essa atividade que sustentará a gestão de franquias de forma consistente. Desde o acompanhamento do fluxo de caixa, o controle dos custos até o planejamento estratégico.

Busque sempre se aprimorar

As franqueadoras oferecem uma base sólida de cursos e treinamentos para seus franqueados, geralmente são treinamentos que acontecem na abertura do negócio, mas continuam para apoiar a gestão de franquias.

Esses treinamentos costumam ser focados no segmento de atuação da franquia, mas o empreendedor pode buscar outras alternativas. Principalmente para manter sua equipe sempre atualizada e capacitada.

E para finalizar, vou dar uma dica extra.

Foque no atendimento ao cliente

Crie vínculos com ele, o cliente é sem dúvida o segredo para o sucesso de uma empresa, seja ela uma franquia ou não. O sucesso é garantido quando envolve muita dedicação, persistência e pensamento empreendedor.

Nada vem fácil, então com essas dicas e investindo seu tempo no seu negócio, com certeza será muito mais simples alcançar o sucesso!


				
					Cinco dicas para se ter uma franquia de sucesso
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna Empreenda com Fritz Paixão
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREENDA COM FRITZ PAIXÃO :

Ver mais em Empreenda com Fritz Paixão