Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > colunistas > empreenda com fritz paixão
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Empreenda com Fritz Paixão

Inovadores, copiadores e aperfeiçoadores: onde você se encaixa?

Costumo dizer aos meus franqueados que quem nasceu para ser cópia nunca será original

Fritz Paixão • 16/06/2023 às 14:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Inovadores, copiadores e aperfeiçoadores: onde você se encaixa?
Foto: Divulgação

Quarenta e seis por cento dos bilionários brasileiros não têm nível superior. Não estou aqui dizendo que você não tem que estudar ou buscar uma qualificação. Mas esses bilionários nunca frequentaram a universidade e tampouco tiraram de lá a sua fonte de inspiração. Não é por ter determinada graduação que montaram um negócio e se tornaram bilionários. Eles acreditaram em si mesmos, nos seus propósitos.

Você vai errar, mas vai encontrar o seu caminho, superando cada obstáculos, se reinventando, seguindo novas direções. Se eu tivesse escolhido publicidade no lugar de fisioterapia, seria muito mais útil. Mas nem por isso deixo de estudar sobre publicidade e marketing, porque me excita, me dá tesão, é o meu sexo, minha paixão, meu vício. Esses 46% de bilionários souberam transformar problemas em oportunidades. Olharam para frente, não eram copiadores, mas inovadores. A pessoa que inventa sempre estará à frente daquela que apenas copia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Há algum tempo, assisti ao reality show Shark Tank, que trouxe a história de um homem que inventou uma bucha de lavar louças com dois olhos e uma boca sorrindo, somente isso. Ele passou dez anos desenvolvendo aquela bucha, no Shark Tank, uma executiva do Walmart gostou da ideia e comprou 20% da sua empresa. O Walmart, então, passou a vender as buchas e, no primeiro ano, faturou com elas 150 milhões de reais.

Esse homem é um inovador, porque inventou um modelo de bucha que não existia. Mas logo surgirão os copiadores do seu modelo, para também ganhar com as cópias, e isso é normal no mercado

Existe outro arquétipo de empreendedor, que é o aperfeiçoador. Me encaixo nesse perfil

Inventei a limpeza de estofados? Óbvio que não. Inventei a impermeabilização? Não. Inventei a sanitização? Também não. Na verdade, não inventei nada. Apenas fiz um modelo de negócio novo a partir de um serviço já existente no mercado. Sou esse tipo de pessoa que abrevia o caminho.

Agradeço ao inovador que, lá atrás, inventou a limpeza de estofados; a quem abriu a primeira indústria de impermeabilizantes no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo; e agradeço aos químicos inventores do scotchgard, o primeiro impermeabilizante de tecidos.

O aperfeiçoador melhora, dá uma nova roupagem, faz um novo modelo de negócio de algo que já existe

Você também pode ser um aperfeiçoador, desde que esteja comprometido 100% com o que quer, completamente alinhado com o seu propósito. O inovador pode demorar muito tempo para criar algo e corre o risco de perder o time do produto ou serviço no mercado; corre o risco de criar algo que, quando lançado, já não despertará mais o interesse das pessoas.


				
					Inovadores, copiadores e aperfeiçoadores: onde você se encaixa?
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna Empreenda com Fritz Paixão
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREENDA COM FRITZ PAIXÃO :

Ver mais em Empreenda com Fritz Paixão