Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > entre páginas
Whatsapp Whatsapp
Entre Páginas

Conheça 'Estados Unidos da África': HQ escrita por baianos que virou um sucesso antes do lançamento

HQ será oficialmente lançada nos dias 6 e 7 de outubro de 2023. A pré-venda acontecerá em setembro no Catarse com direito a brindes exclusivos.

Roberta Gurriti • 17/08/2023 às 21:43 • Atualizada em 21/08/2023 às 9:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Conheça 'Estados Unidos da África': HQ escrita por baianos que virou um sucesso antes do lançamento
Foto: Reprodução/Catarse

E se o superman fosse africano? E se todos os heróis dos quadrinhos e dos live actions que conhecemos fossem pretos? Estados Unidos da África é uma história em quadrinhos do escritor e poeta Anderson Shon e do ilustrador e quadrinista Daniel Cesart. Inicialmente concebida como um livro em prosa, a história ganhou nova roupagem com a entrada do quadrinista, se tornando um mix de quadrinho e livro.

Na HQ, conheceremos a história do Rei Bantu, homem camaronês que ganha poderes de forma inusitada e então unifica o continente africano em um só país. Mas, percebe que não dá para matar a fome com raios saindo dos olhos, por conta disso, ele começa a agir rompendo muros para além dos seus poderes.

Leia mais:

O Rei Bantu precisará lidar com o ódio e preconceito para manter a hegemonia dos Estados Unidos da África, pois negros no poder não são bem-vistos por outros governos. Estados Unidos da África é uma história de cronologia não linear que mostra como o surgimento de um super-herói africano influenciou na criação desse novo país e na mudança de aspectos sociais, como o cinema, a moda e o capitalismo. A linha principal narra o dia em que a sede da ONU muda do Estados Unidos da América para o Estados Unidos da África. Essa modificação faz alguns líderes mundiais torcerem a boca e o país mais poderoso do planeta pode ser alvo de mentes preconceituosas e gananciosas. Rei Bantu precisará agir!

“Recriar o mito do Superman nos faz ter como maior inspiração o Superman. Mas aí eu deixo essa inspiração de lado pra falar que a gente se baseia demais em grandes heróis negros. A gente tem Angela Davis, a gente tem o Marighella, a gente tem o Pantera Negra, sabe? Heróis da vida real, heróis da ficção. Eu acho que o que me inspira é saber que essa obra pode inspirar jovens negros, pode fazer com que adultos reflitam. É saber que podemos tocar na nossa sociedade, desculpa a falta de modéstia, tocar na nossa sociedade e fazer dela um pouquinho melhor.” diz Anderson Shon, autor da HQ.


				
					Conheça 'Estados Unidos da África': HQ escrita por baianos que virou um sucesso antes do lançamento
Foto: Reprodução/Catarse

Anderson Shon é poeta, escritor e educador. Tem na carreira os livros de poesia Um Poeta Crônico, Outro Poeta Crônico e A Despedida do Super Futuro. Shon é colunista do Jovem Nerd, colecionador de quadrinhos e nerd de carteirinha. Como homem negro, entende que a representatividade é um fortificador de afroestimas e por isso quer ver o Rei Bantu e o Estados Unidos da África dominando o mundo.

Quando pergunto para Daniel Cesart sobre o significado de uma história tão grandiosa como essa, ele responde: “Empoderamento e representatividade, é o que sinto quando penso nessa história, um conto que faz leitores se identificarem e voarem.“

Daniel Cesart é quadrinista, formado em artes visuais. Co-criador do espetáculo Dança em Quadrinhos. Participou da coletânea Máquina Zero volumes 1 e 2 com histórias curtas; letreirou a HQ Never Die Club volumes 1 e 2 e Never Die Club - A Cosmonauta, e diagramou a HQ Paxuá e Paramim e o Contos dos Orixás.

Essa HQ era o sonho desses artistas e para tentar realizá-lo (spoiler: eles conseguiram), abriram uma campanha no famoso site “Catarse” e contaram com a confiança de seus amigos e seguidores para apoiar esse projeto e fazê-lo acontecer. Eles ultrapassaram a meta, atingindo 108% e concluindo a campanha com chave de ouro.

A HQ será oficialmente lançada nos dias 6 e 7 de outubro de 2023. A pré-venda acontecerá em setembro no Catarse com direito a brindes exclusivos. No dia 6 será na Academia de Letras da Bahia. E no 7 no Vale do Dendê. A HQ será também disponibilizada na Amazon. E, mais em breve ainda, em uma loja oficial. Acompanhe os autores e não perca a chance de ler uma HQ como essa.

Imagem ilustrativa da coluna Entre Páginas
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRE PÁGINAS :

Ver mais em Entre Páginas