Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > entre páginas
Whatsapp Whatsapp
Entre Páginas

Veja 5 autores baianos que você precisa conhecer e se inspirar

Temos milhares de autores independentes e outros que já estão em grandes editoras - como é o caso de Itamar Vieira Jr. Confira lista!

Roberta Gurriti • 31/08/2023 às 15:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Veja 5 autores baianos que você precisa conhecer e se inspirar
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Quantos autores baianos você conhece? Temos milhares de autores independentes e outros que já estão em grandes editoras - como é o caso do autor de Torto Arado, Itamar Vieira Jr. Autores esses com histórias que você precisa ter na estante. Pensando nisso, te apresento 5 autores baianos para conhecer e ler!

1. Lorena Ribeiro

Leia mais:

Lorena é soteropolitana, professora, produz poesias, contos e literatura infantil. É criadora de conteúdo no YouTube e Instagram no projeto literário Passos entre Linhas. Nele, Lorena tem como foco a divulgação de autores brasileiros, principalmente autoras negras, além de dar dicas de passeios culturais.

Participa de eventos literários, discutindo sobre literatura negra e literatura infantojuvenil. Sempre foi apaixonada pelas leituras. Gosta de escrever desde a infância, tendo dado início à prática através de diários. É graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutoranda na mesma instituição.

Administra o Clube de Leitura Lendo a Bahia e é coidealizadora do projeto de escrita criativa Entre Escritas. É também, uma das administradoras do coletivo Clã das Pretas. Em 2020, teve aprovado o projeto “Estações de Leitura: Acervo Móvel Literário de Escritoras Negras Baianas” pela Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc.

Lorena tem publicado o livro infantil bilingue “O divertido glossário da Jana”, e faz parte de antologias de poesias e contos.

2. Mariana Madelinn

Mariana Madelinn nasceu no inverno de 1994, em Salvador. É baiana com orgulho, Bacharel em Direito, poeta e escritora de ficção especulativa. Desde 2009 publica poesias na internet, que podem ser lidas tanto no seu Medium, quanto no IG @cantaravida.

A partir de 2018, começa a se aventurar na Amazon, contando histórias de pessoas reais que normalmente têm de aprender a lidar com seus poderes. Tendo, ainda, contos espalhados em antologias das editoras Corvus, Maria Bonita e Cultura. É idealizadora do Black Bahia e do Aquilombe.

3. Anderson Shon

Anderson Shon é poeta, professor, escritor, palestrante e super-herói nas horas vagas. É formado em Comunicação Social e especialista em Educação, mas sua atuação cotidiana está no mundo da literatura, dando aulas de redação e escrevendo romances, contos e poesias. Essa prática o levou a lançar, em 2013, seu primeiro livro, Um Poeta Crônico, onde criou o conceito de poesia crônica, a junção ideal entre as histórias mundanas do nosso cotidiano com versos, estrofes e rimas.

Já em 2019, veio o sucessor, Outro Poeta Crônico, consolidando ainda mais o conceito e pavimentando o caminho para seu primeiro ebook, A Despedida do Super Futuro, lançado em 2020, o livro digital traz o gênero poesia narrativa e conta a história de um super-herói que tem que lidar com o ódio social. E, em breve, terá sua HQ “Estados Unidos da África” publicada no mundo!

4. Bettina Wittler

Bettina Winkler é uma escritora que produz conteúdo sobre escrita criativa e literatura. É roteirista, tradutora, preparadora de textos e autora da editora Qualis e Harlequin. Ela também já publicou títulos independentes como Transmorfo, a série Grim Reaper e tem contos publicados na Amazon, além da participação em antologias da Editora Rouxinol, Illuminare, e coletânea Crônicas Soteropolitanas. Ela tem formação em Gestão de Turismo e é pós-graduada em Tradução de Inglês, além disso, cursa graduação em Cinema e Audiovisual.

5. Lorena Lacerda

Lorena Lacerda é poeta, Auxiliar de Secretária e estudante das Terapias Integrativas. Soteropolitana, amante de todas as vertentes da arte. Canta e toca atabaque. A escrita e a música são as bases que compõem quem é Lorena, e ela compartilha tudo isso no Instagram: @ocantodasereiapreta.

Espero que tenham gostado das indicações de hoje! Não perca tempo, comece a seguir e acompanhar estes autores. Você não irá se arrepender! Até a próxima.

Imagem ilustrativa da coluna Entre Páginas
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRE PÁGINAS :

Ver mais em Entre Páginas