Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > colunistas > feed.ba
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
FEED.BA

Aninha Franco decreta fim de recesso na República AF e agita o Pelourinho

Leia mais: Christian Cravo inspira em suas mulheres nas fotografias da mostra “Anima”, Camisa da Bahia transforma o tecido cassa em moda contemporânea e Marcas afrobaianas são destaques na Pop Up do Acelera Iaô no Salvador Shopping

Jamil Moreira Castro • 05/08/2022 às 11:29 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Aninha Franco decreta fim de recesso na República AF e agita o Pelourinho

Acabou o recesso na República AF (@republica­_AF). Com a volta das funções, Aninha Franco (@aninhafranco_rep) promete parar a Rua das Laranjeiras, no dia 13 de agosto, das 11 às 17 horas, no Pelourinho. O Republicando, evento de reabertura, tem curadoria da atriz Rita Assemany (@ritaassemanyatriz), que preparou uma salada cultural com um pouco de tudo que aconteceu nos últimos anos na casa da poeta.

Tem gastronomia, teatro, shows, artistas visuais, lançamento e relançamento de livros, tendas de artesãos e performances. O figurinista da Globo, o baiano Cao Albuquerque assina a camiseta oficial da festa. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

O teatro será um dos destaques, com a dramaturgia de Aninha Franco dirigida e interpretada por Rita Assemany e com a participação do ator Carlos Betão e do instrumentista Rudney. Já a famosa Cozinha Manuel Quirino, nos fundos do casarão azul, a cozinheira Maria Flor, especialista nas receitas tradicionais de Quirino, recebe os chefs Alessandro Narduzzi e José Morchon.

A programação do Republicando é extensa e intensa. As sessões de autógrafo vão rolar durante o sábado, com lançamento e relançamento dos autores Fernando Conceição, Lima Trindade, Luiz Cláudio Guimarães, Rita Cidreira e da própria Aninha, entre outros. Já a música terá como atrações Paraoano Sai Milhó, Dino Brasil e a dupla Eneida Lima e Cláudio Luiz. Na tenda de arte e artesanato será comercializada moda, objetos de decoração, doces, livro e vinis.

“O Republicando devolve a República AF à vida presencial, promovendo encontros entre humanos que pensam e amam pensar, humanos que fazem arte e gostam de arte”, comenta Aninha. Fechada em 2020, pouco antes do isolamento por conta da pandemia, o espaço já estava consolidado como um dos principais centros culturais do Centro Histórico. Aberta ao público, a República AF conta com dezenas de republicanos, associados com mais privilégios para frequentar a casa.

Conhecida também como a casa de Aninha Franco no Pelourinho, viver e passear nos seus ambientes é uma verdadeira viagem cultural. A biblioteca conta com mais de 16 mil livros, 12 mil vinis, 20 mil CDs e revistas dos séculos 19, 20, 21 e 22.  Na Sala Ita, o público disputa lugares no pequeno ambiente para assistir a Rita Assemany e outros artistas encenarem vários espetáculos. Da dramaturgia da dona da casa, Rita encenou e dirigiu Surf no Caos, Chiquita Com Dendê e Voz.

Christian Cravo inspira em suas mulheres nas fotografias da mostra “Anima”


				
					Aninha Franco decreta fim de recesso na República AF e agita o Pelourinho

Anima, exposição individual de Christian Cravo (@christiancravo), em cartaz até 03 de setembro, na Paulo Darzé Galeria de Arte (@paulodarzegaleria), tem como suporte registros fotográficos domésticos, realizados entre 2015 e 2022. São 32 imagens de suas musas e fontes de inspiração, a mulher Adriana Cravo (@dricravo) e as filhas Sofia, Helena e Stela. Anima nasceu nos intervalos de suas viagens para a África, quando retornava do clima árido para o acolhimento da família.

Na elaboração desse projeto, o artista utiliza duas séries distintas, porém ambas produzidas em tempos praticamente concomitantes. Ao passo que Christian passa longas temporadas no continente africano se dedicando a sua difundida série “Luz e Sombra” que lhe rendeu três publicações e seis mostras, ao voltar de suas viagens “Anima” vinha nascendo de forma silenciosa e oculta para o público.

Na presença de suas mulheres, Anima, emerge e traz o balanceamento necessário entre o lado masculino do artista em fotografar a vida animal e a natureza selvagem e o feminino que acolhe e nutri a vida, afeto e a gestação. Desta forma, a figura humana retorna na obra de Christian Cravo, mas a questão da espacialidade permanece, o gesto do corte, que subtrai das figuras uma fatia do real. Apenas partes dos corpos são enquadrados e a tomada de campos visuais bem restritos se mantém

A exposição fica aberta à visitação pós-lançamento, podendo ser vista, sem agendamento, no horário de funcionamento da galeria, de segunda à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 13 horas. A Paulo Darzé Galeria de Arte fica na Rua Chrysippo de Aguiar, 8, no Corredor da Vitória Salvador. .

Camisa da Bahia transforma o tecido cassa em moda contemporânea


				
					Aninha Franco decreta fim de recesso na República AF e agita o Pelourinho

Os furinhos que aliviam o calor sutilmente nos contornos da cassa ou lese bordada vem conquistando os homens e mulheres baianos que buscam se vestir com elegância e conforto. Há seis anos, a marca Camisa da Bahia (@camisadabahia) vem lançando coleções de sucesso, criadas exclusivamente com tecido cheio de furinhos em várias dimensões e bordados florais e geométricos. A estilista Adriana Portugal aposta em modelos que seguem a tradicional camisaria com botão, desenvolvida com modelagens fits e mais amplas, com cores vibrantes, terrosas e estampas florais. A branca e a básica preta jamais saem de catálogo.

Quando morou em Barcelona, a estilista feirense percebeu que os capoeiristas sempre se apresentavam bem-vestidos, mas na volta viu que aqui era diferente. “Essa sensação de que faltava uma roupa que representasse a Bahia ficou mais forte quando fiz a produção de um documentário. Sou de uma família que trabalha com roupa e, assim que acabei a pós-graduação em moda, vim para a fábrica. Na minha pesquisa, percebi que a cassa bordada, muito utilizada na religiosidade, podia ser usada em uma moda mais contemporânea e cotidiana”, conta.

Muita gente famosa virou fã da Camisa da Bahia, entre eles, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Matheus Aleluia, Bel Borba, Xande, Léo Santana, Rafa Chagas e Djavan. Os modelos em cassa encantam também os turistas que visitam Salvador. Além da Camisa da Bahia, Adriana assina com a mãe Dilma Portugal (@dilma_port) as criações da Anaport (@anaport.oficial), tradicional marca de moda praia de Feira de Santana.

A Camisa da Bahia está à venda na Lojinha do Museu Casa de Jorge Amado, no Rio Vermelho; na Cidade da Música, no Comércio; e na Casa Boqueirão (breve em novo endereço). A coleção também está disponível para compra no site: camisadabahia.com.br.

Marcas afrobaianas são destaques na Pop Up do Acelera Iaô no Salvador Shopping


				
					Aninha Franco decreta fim de recesso na República AF e agita o Pelourinho

Depois do sucesso das marcas afrobaianas no Mercado Iaô Pocket (@mercadoiao), o afro-empreendedorismo passa a ser representado pela loja Pop UP Colaborativa do Programa Acelera Iaô (@culturalfabrica), no espaço que funcionou a Etna, no Salvador Shopping. Aberta ao público, a loja pop up reúne marcas de mais de 30 participantes do programa de aceleração do afro-empreendedorismo. Os seus produtos serão comercializados ao lado de marcas negras convidadas através de Collab.

O espaço, aberto até final de setembro, é uma importante vitrine para fomentar, atender e fortalecer os empreendimentos, visando o escoamento dos produtos dos afro-empreendedores.

Participam as marcas, África VI, Onda Negra Artesanal, Vistosa, Cynd Paixão Moda, iyá Omi Cosmética Natural, Capulana Modas, Opu Studio, Seja Siêr, Casa Magia Verde, Mulateiro Alquimias, A moda da mesa, Joci_Santos Ateliê, Stylo_Acessórios, Amuu Tudo, Gingo Bananas, Calundívis, Binha Artesanatos e Bate Papo_Ibejis, entre outras.

A proposta é, até outubro, abrir mais um ponto de vendaspop up, também com duração de no máximo dois meses. Juntas, as duas lojas vão contemplar cerca de 100 marcas negras.

Para participar, a marca afrobaiana deve ser integrante das qualificações oferecidas do Programa Acelera Iaô. Desenvolvido e realizado pela Fábrica Cultural, organização social fundada e presidida pela cantora e ativista Margareth Menezes, o Acelera Iaô conta o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil.

CALÇADÃO

  • Uma viagem pelas regiões vinícolas de Portugal. É o que propõe a Lekubi (@lekubiwine), que vai apresentar a linha completa de seus vinhos durante a degustação para convidados, dia 10 de agosto, às 18 horas, no restaurante Pedra do Mar. Produzidos na região do Douro, os vinhos vêm numa caixa com uma torneira, prática para servir em taças e que se mantém aberta por 60 dias. No evento, assinado por Gino Larry (@ginnolarry), será apresentado nove rótulos.
  • O Villa Garden premedita o Carnaval com shows de Nattan e Banda Eva, na Extra Party, dia 11 de setembro, a partir das 16h, na Chácara Baluarte. Promovida pelo Camarote Villa 2023, a festa-conceito terá serviço Open Bar Premium e um belo cenário com o pôr do sol único da Baía de Todos os Santos O evento contará com customização de acessórios, SPA, Espaço Beauty, Espaço Barber Shop, Escolta VIP e Fast Food Premium (à parte). Ingressos: www.boratickets.com.br.

				
					Aninha Franco decreta fim de recesso na República AF e agita o Pelourinho
Foto: iBahia

Leia mais sobre Feed.Ba com Jamil Moreira Castro no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FEED.BA :

Ver mais em Feed.Ba