Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

A vergonha pode estar atrapalhando a evolução da sua carreira

Siga as dicas e pare de se esconder!

Cristiano Saback • 02/10/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Durante muito tempo eu acreditei na máxima: “trabalhe em silêncio que os seus resultados falarão por você”. Eu sou tímido, mas com o tempo aprendi a gerenciar a timidez. Se você não mostra, fala, pergunta ou se posiciona, ninguém vai enxergar seus resultados. O tímidos e introspectivos sofrem com a falta de visibilidade.

Se você é um deles está na hora de mudar esse perfil comportamental. Acreditar que os resultados falam por você, acaba abrindo portas para oportunistas se aproveitarem dos seus resultados e colherem os louros pelo feito. Aprenda a se posicionar na sua carreira! Seja no seu trabalho ou numa entrevista de emprego.

Leia mais:


				
					A vergonha pode estar atrapalhando a evolução da sua carreira
Foto: Reprodução / Canva Pro

Sabe aquela situação em que você tem uma ideia genial e guarda pra si mesmo(a) com medo de se expor e cair no ridículo? Aí um belo dia, seu colega de trabalho chega e fala justamente sobre aquilo que você estava pensando e a ideia é muito bem recebida. Aí você se pergunta: “por que eu não falei isso antes?” Pois é, esse é o tipo de oportunidade profissional que você não pode deixar passar.

Vergonha de falar em público, de apresentar um projeto, de dar uma opinião, de falar com o chefe, de pedir ajuda ou falar sobre seus resultados. Você já deve ter passado ou passa por essas situações. A vergonha é aquele autossabotador poderoso que paralisa e impede o profissional de avançar na sua carreira.

O difícil pra quem carrega a vergonha como companheira é justamente a exposição ao julgamento alheio. Ou você está cercado por pessoas que sempre te colocam pra baixo e duvidam da sua capacidade ou você é o tipo de pessoa que sempre precisa da aprovação do outro para seguir em frente.

Você já percebeu quantas oportunidades foram perdidas por causa dessa sua postura? Aqui vão minhas 03 dicas para lidar com a Vergonha:

  • Arrisque. O não você já tem. O sucesso profissional só vem para aqueles que se arriscam, que erram e aprendem com o erro, que seguem em frente e se reinventam desenvolvendo novas habilidades.
  • No mercado de trabalho ninguém tem como adivinhar sua competência e suas habilidades. Para isso você tem que se expor. Algumas vezes vai sofrer com a rejeição e em outras ocasiões vai celebrar a conquista. Prepare-se para isso.
  • Trabalhar num projeto ou numa ideia sem falar pra ninguém pode até ser estratégico. Mas quando obtiver seus resultados deixe que saibam que você foi quem trilhou o caminho para atingi-los.

Nunca deixe a sua autoconfiança ser abalada pela falta de reconhecimento do outro. Você pode até trabalhar estrategicamente em silêncio, mas faça barulho mostrando seus resultados.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback