Pontos de vista diferentes, opiniões e ideias que divergem. Muitas vezes posturas e valores pessoais são motivos para conflitos entre profissionais de uma mesma empresa, outras vezes podem estar ligados às percepções diferentes na condução do trabalho, por exemplo.
Desenvolver habilidades como comunicação e inteligência emocional é essencial em cenários como esse, caso contrário os envolvidos e quem está ao redor vão ter a energia para o trabalho e produtividade comprometidas.
Leia também:
Os conflitos podem ter causas como disputa de poder, diferença de idade, ajustes às mudanças ou fofocas de corredor. Qualquer que seja a causa, é preciso respirar fundo e entender qual a melhor maneira para conduzir situações como essas. Não fique esperando uma resolução cair do seu, inteligência emocional nessas horas é essencial para caminhar para um convívio pacífico e colaborativo.
O grande inimigo nessas situações é o ego. Porque todo mundo quer ganhar a batalha. Então, todo cuidado é pouco, porque ao final de acontecimentos como esses, sempre aparecem mortos e feridos e, você, pode ser um deles. O segredo é evitar que aconteçam situações desse tipo.
Muitas vezes as empresas me procuram para dar palestras motivacionais e comportamentais, que impactem de forma positiva na convivência entre colaboradores. A gente sabe que um ambiente com conflitos compromete produtividade e resultados e, em algumas situações, até a saúde mental. Então, é preciso treinamentos para ajustar o desconforto no ambiente profissional ou fazer a manutenção das relações interpessoais saudáveis, quando elas já estão com qualidade.
Eu sei que existem pessoas difíceis de lidar dentro de um ambiente profissional. Esse é um grande desafio para aqueles que são mais tranquilos. Mas também não adianta correr para outro setor ou outra empresa, você só vai mudar o cenário, mas sempre existirão pessoas em seu caminho com dificuldade em desenvolver uma relação profissional saudável.
Leia 03 dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho:
• Tire dessa equação o ego. Ele sempre aparece para atrapalhar. O diálogo é sempre o melhor caminho, por isso trabalhe melhor a comunicação.
• Traga à tona ou exercite a sua habilidade conciliadora.
• Um recado para gestores e lideranças: invista tempo em atividades que impactem no comportamento pessoal e profissional dos liderados.
Tudo bem, não somos obrigados a gostar de todo mundo, mas certamente temos a nossa parcela de responsabilidade para a criação de uma atmosfera saudável onde todos possam produzir e criar.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!