Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Como lidar com conflitos no ambiente de trabalho

Siga as dicas para ter inteligência emocional e jogo de cintura para lidar com cenários desconfortáveis!

Cristiano Saback • 16/10/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Pontos de vista diferentes, opiniões e ideias que divergem. Muitas vezes posturas e valores pessoais são motivos para conflitos entre profissionais de uma mesma empresa, outras vezes podem estar ligados às percepções diferentes na condução do trabalho, por exemplo.


				
					Como lidar com conflitos no ambiente de trabalho
Divulgação/ Canva

Desenvolver habilidades como comunicação e inteligência emocional é essencial em cenários como esse, caso contrário os envolvidos e quem está ao redor vão ter a energia para o trabalho e produtividade comprometidas.

Leia mais:

Os conflitos podem ter causas como disputa de poder, diferença de idade, ajustes às mudanças ou fofocas de corredor. Qualquer que seja a causa, é preciso respirar fundo e entender qual a melhor maneira para conduzir situações como essas. Não fique esperando uma resolução cair do seu, inteligência emocional nessas horas é essencial para caminhar para um convívio pacífico e colaborativo.

O grande inimigo nessas situações é o ego. Porque todo mundo quer ganhar a batalha. Então, todo cuidado é pouco, porque ao final de acontecimentos como esses, sempre aparecem mortos e feridos e, você, pode ser um deles. O segredo é evitar que aconteçam situações desse tipo.

Muitas vezes as empresas me procuram para dar palestras motivacionais e comportamentais, que impactem de forma positiva na convivência entre colaboradores. A gente sabe que um ambiente com conflitos compromete produtividade e resultados e, em algumas situações, até a saúde mental. Então, é preciso treinamentos para ajustar o desconforto no ambiente profissional ou fazer a manutenção das relações interpessoais saudáveis, quando elas já estão com qualidade.

Eu sei que existem pessoas difíceis de lidar dentro de um ambiente profissional. Esse é um grande desafio para aqueles que são mais tranquilos. Mas também não adianta correr para outro setor ou outra empresa, você só vai mudar o cenário, mas sempre existirão pessoas em seu caminho com dificuldade em desenvolver uma relação profissional saudável.

Leia 03 dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho:

• Tire dessa equação o ego. Ele sempre aparece para atrapalhar. O diálogo é sempre o melhor caminho, por isso trabalhe melhor a comunicação.

• Traga à tona ou exercite a sua habilidade conciliadora.

• Um recado para gestores e lideranças: invista tempo em atividades que impactem no comportamento pessoal e profissional dos liderados.

Tudo bem, não somos obrigados a gostar de todo mundo, mas certamente temos a nossa parcela de responsabilidade para a criação de uma atmosfera saudável onde todos possam produzir e criar.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback