Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Gestão e Carreira

Conheça o seu perfil profissional e potencialize a sua carreira

Siga as dicas que promovem autoconhecimento e entenda como ter uma melhor performance profissional

Cristiano Saback • 01/07/2024 às 8:00 • Atualizada em 01/07/2024 às 10:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você tem ideia de qual é o seu perfil comportamental/profissional? O que destaca em você é seu jeito mais analítico, protocolar e normativo? Ou você tem uma tendência maior a correr riscos, usar a criatividade e entregar soluções em cenários que imprimem ritmo de urgência? Além de entender mais sobre o seu perfil, é importante você saber quais os pontos fortes e pontos fracos que o compõe. É necessário disposição para o autoconhecimento e saber gerenciar tudo isso.


				
					Conheça o seu perfil profissional e potencialize a sua carreira
Conheça o seu perfil profissional e potencialize a sua carreira. Foto: Yan Krukau / Pexels / Canva

Existem ferramentas que fazem esse mapeamento de perfil. Muitas empresas utilizam, inclusive, para mapear seus colaboradores e até mesmo num momento de contratação ou promoção de algum profissional. No meu trabalho como consultor, faço uso de uma ferramenta específica, quando presto consultoria tanto para empresa, quanto para um cliente de forma individual.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Para empresa, isso ajuda bastante na gestão de pessoas e para os profissionais isso é importante para entender mais sobre a sua performance e como planejar e estabelecer melhoria contínua. Criar consciência sobre si mesmo(a) na esfera profissional, faz toda a diferença para o desempenho, conquistas e entrega de resultados.

Quando se trata de uma empresa, algumas vezes a liderança olha para o cargo e estabelece metas ao invés de olhar para o profissional e fazer um mapeamento de perfil, analisá-lo e, então, orientá-lo estrategicamente alinhando o cargo, as funções e o perfil comportamental profissional.

Em outro cenário, a pessoa está no cargo certo, mas desempenha funções que não estão alinhadas ao seu perfil. Por isso, essa é uma ferramenta relevante, principalmente porque percebo que, em sua grande maioria, as pessoas não têm consciência das suas habilidades e nem de como administrá-las.


				
					Conheça o seu perfil profissional e potencialize a sua carreira
Foto: Reprodução / Canva Pro

3 dicas para entender melhor o seu perfil comportamental profissional:

  1. Procure observar quais são as facilidades e as dificuldades que você tem com relação ao desempenho das funções do seu cargo;
  2. Se as dificuldades em exercer as funções forem maiores que as facilidades, está na hora de fazer um mapeamento para entender se desiste ou se continua no mesmo cargo. Caso continue é preciso se comprometer em desenvolver novas habilidades alinhadas com o que o cargo e as funções exigem;
  3. Uma consultoria personalizada faz toda a diferença para esse processo de autoconhecimento e gerenciar melhor o perfil comportamental-profissional.

Entender sobre o seu perfil pode lhe dar margem para entender melhor sobre os perfis de outras pessoas. Isso lhe dá vantagem estratégica para relações interpessoais de qualidade e produtivas. Em breve, irei abordar alguns perfis de forma mais específica aqui na coluna Gestão e Carreira. Acompanhe!

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback