Entender para vender: não precisa gostar de gente, precisa mesmo é entender de gente


Já percebeu que na maior parte das vezes quem está vendendo um produto ou serviço está com o foco no resultado? Na venda em si? Pois é, partindo desse princípio, acaba-se perdendo muitos clientes em potencial. Porque, quando se atropela o processo, você deixa de entender qual a necessidade real do cliente e de que forma você pode melhor atendê-lo. E aí sim, concluir uma venda e fidelizá-lo.

É claro que a inteligência comercial faz toda a diferença no atendimento e no fechamento de uma venda, mas você precisa da informação de valor pela qual o seu cliente se interessa. O porquê e pra quê o cliente tem interesse no produto ou serviço que você está vendendo.

Para vender mais e melhor, o preparo técnico e o preparo comportamental do profissional, influenciam diretamente na conquista do cliente.

O primeiro está relacionado aos protocolos, às técnicas de venda e às informações do produto ou serviço. O segundo está relacionado à abordagem e à forma como você percebe o cliente, podendo dessa maneira  você pode adaptar a sua comunicação e aí então envolvê-lo no processo de compra.

Então preste atenção nessas 03 dicas para ENTENDER PARA VENDER:

  1. Aposte no desenvolvimento de habilidades que impulsionem a sua comunicação interpessoal. Não é somente sobre saber falar, é saber o que falar. Para isso é importante você acionar a escuta ativa.
  2. Estude o produto ou serviço que está em suas mãos, principalmente para aqueles clientes que gostam dos detalhes mais técnicos.
  3. Para atender, crie repertório que pode ir dos assuntos mas triviais aos mais elaborados. E para isso, é preciso entender qual o perfil do seu cliente.

Quando você está contato com um potencial consumidor o seu foco é só no produto ou na necessidade do cliente? Existem pessoas mais técnicas que querem as especificações daquilo que quer comprar, outras pessoas esperam entusiasmo do vendedor e ainda tem aquelas que querem o combo completo. Identificar e entender o perfil de comportamento de quem você está atendendo é essencial  para aprimorar a sua performance e alavancar as vendas. Lembre disso!

Leia mais sobre Gestão e Carreira no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: