Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK

Múltiplas carreiras: descubra os desafios e as conquistas de ser multitalento

Graduada em Relações Internacionais e mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano, Íris Azi conta segredos de ser mu

Cristiano Saback • 01/08/2022 às 8:00 • Atualizada em 05/09/2022 às 7:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Múltiplas carreiras: descubra os desafios e as conquistas de ser multitalento
Foto: Divulgação

Mente e alma inquietas. Graduada em Relações Internacionais e mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano, Íris Azi é empresária (gerencia a sua empresa Spa Urbano), criou o blog Mulher Depois dos 40 ( escreve artigos semanalmente), é dirigente de partido (presidente do União Brasil Mulher Bahia), ocupa o cargo de assessora da Escola de Contas no TCE (Tribunal de Contas da Estado da Bahia) e, como se não bastasse, é atleta de Stand up paddle e compete Brasil afora.

Não é à toa que muitas pessoas que a cercam enxergam nela uma inspiração. Tudo que ela assume, abraça com responsabilidade, dedicação e entrega resultados.

Leia mais:

  • CS: Íris a minha primeira pergunta tem que ser sobre gestão de tempo. Como é que você faz para dar conta de tudo? O sono está em dia? Acho que todo mundo lhe pergunta isso, né? (risos)

IA: (risos) Verdade! Planejamento e prioridade são as palavras-chave. Sei que preciso encaixar as diversas atividades que tenho ao longo do dia, então preciso estabelecer uma escala de prioridades e fazer uma agenda com as atividades mais importantes de cada dia. O sono é reparador e fundamental para saúde. Durmo cerca de 6 a 7 horas, não é muito, mas pra mim é o suficiente.

  • CS: Muitos profissionais, depois dos 50 anos, começam a pensar em aposentadoria, e você se propõe novos desafios. De onde vem essa energia?

IA: Vem da alma. Sou movida a desafios. Nunca me imaginei aposentada, só vou parar quando a saúde me pedir pra parar. A partir do momento que tomei conhecimento de que eu era a única responsável pelo meu equilíbrio corporal, tanto fisico quanto psicológico, comecei a traçar o meu plano da maturidade com uma série de ações para facilitar a minha vida durante este período. O primeiro passo foi tentar, ao máximo possível, não ficar parada. Na maturidade percebi a importância de um estilo de vida saudável pra envelhecer mais e melhor.

  • CS: Você é uma mulher que aposta no bem-estar. Como surgiu a ideia do Spa Urbano? O que representa gerenciar um negócio nesse nicho de saúde e o que ele traz de novidade para Salvador?

IA: Meu estilo de vida me levou para esse mercado. Sou adepta de massagem desde os meus 20 anos, desejava dividir com as pessoas a mesma alegria e bem-estar que sentia ao encerrar uma sessão. Em 2019 surgiu uma oportunidade para empreender no setor de bem-estar e não pensei duas vezes. Comecei a estudar o mercado, fiz um plano de negócios, visitei alguns spas no Brasil e no mundo e me aventurei numa área que não conhecia para realizar um sonho.

  • CS: Em que momento você começou a se enxergar como atleta e passou a competir? Você encara como uma profissão ou um hobby?

IA: Em 2013 tive minha primeira experiência com a prancha e foi amor a primeira remada. Remar e apontar para o futuro é primeira necessidade para uma ariana inquieta e ativa como eu. Encontrei no Stand Up Paddle (SUP) uma válvula de escape para as crises da menopausa e para as mudanças no meu corpo e mente. Quando iniciei a disputar os campeonatos de SUP tinha 46 anos e considerava um hobby. Muitas pessoas próximas diziam que já estava “velha” para participar de competições. Mas a minha determinação e disciplina me fizeram superar minhas barreiras e enfrentar meus medos para realizar meus desejos e acreditar nos meus sonhos.Esse ano (2022), aos 55 anos mudei para categoria profissional após uma trajetória vitoriosa na categoria amadora, na qual coleciono vários títulos, medalhas e troféus de provas estaduais,nacionais e internacionais.

  • CS: Atualmente você também está à frente, como presidente estadual, do partido União Brasil Mulher Bahia. Como a política entrou na sua vida?

IA: Meu saudoso sogro era politico, foi Deputado Estadual e depois Federal por mais de 40 anos. Com a sua morte meu marido acabou entrando pra politica, Em 2020 aceitei o convite para presidir o Mulher Democratas Estadual. Estávamos em plena pandemia e há três meses da eleição. Pedi alguns dias pra pensar e estudar a situação do núcleo feminino na Bahia. Foi aí que eu entendi o tamanho do desafio que enfrentaria caso aceitasse. Sou corajosa, determinada, extremamente comprometida e caprichosa em tudo que me proponho fazer. Não faço nada pela metade ou meia-boca. Tudo que eu me envolvo dou sempre o meu melhor. Então, arregacei as mangas e comecei a trabalhar para aumentar a representatividade feminina no partido. Percebi que um dos grandes obstáculos é a falta de preparo e conhecimento da politica pelas mulheres que almejavam concorrer nas eleições. Então, o partido elaborou um curso de formação politica para as pré-candidatas e investiu na capacitação visando a aceleração da participação da mulher politica. Ainda temos muito o que fazer mas o trabalho já rendeu bons frutos. Na última eleição para vereadora (o) e Prefeita (o) na Bahia tivemos o aumento de 65% no número de mulheres eleitas do partido.

  • CS: Mais uma vez você escolheu um desafio que impulsiona mulheres para ocupar espaços de decisão.Por que isso é tão importante pra você?

IA: Não sei explicar mas acredito que é um chamado, uma missão. Meu propósito é ajudar as mulheres a serem mais, a acreditarem mais na sua força e capacidade. Realmente precisamos de mais mulheres ocupando os espaços de poder, pois só assim teremos um mundo mais igualitário e humano.

  • CS: Esse olhar sobre o bem-estar e sobre a mulheres no comando também impacta na maneira como você conduz o seu trabalho no TCE?

IA: Sou assessora da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, trabalho na área da educação e capacitação dos servidores do estado. Entendo que sem educação não há avanço, transformação e futuro. Sou uma servidora pública com olhar de uma mulher experiente que acumula uma série de funções, que possui uma vivência diferenciada dos servidores concursados tradicionais. Isso certamente impacta na forma com que conduzo o meu trabalho na instituição.


				
					Múltiplas carreiras: descubra os desafios e as conquistas de ser multitalento
Foto: Divulgação
  • CS: E no “tempo livre” você alimenta o seu blog Mulher Depois dos 40. Por que é tão importante pra você ter esse espaço de esclarecimento para o público feminino?

IA: Em 21 de maio de 2014 criei um perfil no instagram (@mulherdepoisdos40) com dicas de saúde, beleza e bem-estar e alguns segredos de mulheres inspiradoras que já ultrapassaram a barreira dos quarenta e continuam maravilhosas. Os conteúdos desenvolvidos por mim estão relacionados ao universo da mulher madura, com a minha própria vivência e a opinião de profissionais que me cercaram durante toda a vida, das mais diferentes áreas de cuidado com a saúde, estética, relaxamento, bem-estar, educação fisica e etc. É um prazer compartilhar com minhas seguidoras e seguidores cada experiência e conhecimentos adquiridos ao longo da maturidade, que temi que chegasse, mas agora amo vivê-la.

  • CS: A maior parte das suas atividades profissionais tem foco na mulher. Você encara como um compromisso ou é um propósito de vida toda essa sua dedicação?

IA: Propósito!

  • CS: Agora me diz uma coisa: o que é preciso para fazer parte de uma das suas equipes? O que um(a) profissional precisa ter de habilidades e valores para trabalhar ao seu lado?

IA: A primeira coisa é ser uma boa pessoa e ter o desejo de crescer como profissional. Gosto de trabalhar com pessoas inteligentes, verdadeiras e dirigentes, que possam valores como a responsabilidade, o respeito, a convivência e a honestidade. E, realmente, ela não para. Em agosto vai palestrar no evento Inspirando Mulheres Empreendedoras, que na sua 8ª edição acontecerá na Praia do Forte (BA) entre os dias 18 e 21. E vai, justamente, falar sobre como ser uma mulher madura e desempenhar multifunções.


				
					Múltiplas carreiras: descubra os desafios e as conquistas de ser multitalento

Leia mais sobre Gestão e Carreira no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback