Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Cristiano Saback

O ano começou e você ainda está frustrado com a sua carreira

Na coluna desta semana, Cristiano Saback dá dicas para lidar com a insatisfação com o trabalho

Cristiano Saback • 08/01/2024 às 8:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O que lhe causa insatisfação com o seu trabalho? Cada pessoa mede de acordo com a sua própria régua de experiências. Mas antes de tomar uma decisão que impacte em mudanças na sua carreira, é preciso mapear o cenário e qual é a causa da sua frustração. Não adianta simplesmente mudar de emprego e esperar que essa insatisfação vá embora.


				
					O ano começou e você ainda está frustrado com a sua carreira
Cristiano Saback dá dicas para lidar com a insatisfação com o trabalho. Foto: Canva

Há cinco anos foi feita uma pesquisa pela Elancers, que é uma empresa especializada em recrutamento e desenvolvimento profissional, apontando que 47% dos trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos com a sua carreira. Ou seja, quase metade da população ativa do país está infeliz profissionalmente.

Leia mais:

Mas a que se deve essa insatisfação? Bom, 9% dos entrevistados falam na dificuldade em criar laços no ambiente de trabalho. Isso pode ser reflexo de empresas cada vez mais competitivas internamente.

O interessante nos dados dessa pesquisa é perceber que a maioria não reclama de salários, mas faz relação com a falta de reconhecimento e com a satisfação pessoal no trabalho. Dessa maneira fica clara que cada empresa deve lançar um olhar mais aprofundado para os seus funcionários, caso contrário os resultados esperados serão cada vez mais difíceis de obter.

Os profissionais precisam de incentivos constantes. Investir em uma consultoria especializada e em desenvolvimento através de palestras e treinamentos é importante para a mudança desse cenário. Vale mencionar, também, da importância de um programa de feedback bem estruturado para que cada um entenda como está a sua performance profissional.

A insatisfação com a carreira pode ser uma sensação fruto de uma escolha errada de profissão? Sim, pode. Mas aí é preciso o profissional estar certo de que é isso que está acontecendo antes de uma tomada decisão. Até porque essa insatisfação pode estar relacionada à empresa em que está trabalhando ou ao cargo que ocupa ou até as funções que desempenha e, não necessariamente, à profissão que você escolheu.

Mapeamento difícil esse, não é mesmo? Mas se faz necessária essa avaliação constante para você possa se certificar que está desenvolvendo a sua carreira conforme esperado.

E aqui vão as minhas três dicas para insatisfação profissional:

  1. Faça um levantamento do que lhe faz se sentir infeliz profissionalmente. Você vai conseguir identificar se a origem da sua insatisfação é com a carreira ou com a empresa.
  2. Pesquise e experimente novas possibilidades de atuação. Às vezes isso pode ser feito dentro da própria empresa que você trabalha.
  3. Gerencie suas expectativas. Às vezes a gente se frustra por esperar mais do que um cenário ou uma circunstância pode oferecer.

Quando a gente está insatisfeito com alguma coisa, cabe cautela antes de uma tomada de decisão. Nada deve ser precipitado. Por isso é importante um mapeamento, para direcionar melhor a sua carreira, para não acabar trocando 6 por meia dúzia.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback