Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

O lado bom e limitador de se identificar com colegas de trabalho

Siga as dicas para que suas relações interpessoais no trabalho não sejam limitadoras da sua competência técnica e nem das suas habilidades

Cristiano Saback • 29/01/2024 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você é o tipo de profissional com quem gostaria de trabalhar? É normal no nosso dia a dia querermos por perto pessoas que pareçam com a gente. No trabalho também é normal nos aproximarmos daqueles que sentimos ter alguma afinidade. Mas, identificar-se com o perfil comportamental do outro e criar laços, pode até lhe causar bem estar, mas por outro lado pode, também, atrapalhar a sua evolução profissional.


				
					O lado bom e limitador de se identificar com colegas de trabalho
O lado bom e limitador de se identificar com colegas de trabalho. Foto: Reprodução / Canva Pro

Será que é bom estarmos próximos, apenas, de colegas que pensam e se comportam como a gente? Você não acha que isso pode limitar a sua aprendizagem, limitar as suas relações interpessoais no trabalho e a capacidade de entender o ponto de vista do outro?

Leia mais:

A diversidade de perfis comportamentais no trabalho é importante, não só porque potencializa estratégias e resultados, mas também ajuda cada um de nós, como seres sociais, a aprendermos com a convivência e o respeito. Uma equipe não é só feita de profissionais que pensam e agem de maneira igual a gente, então é preciso desenvolver a inteligência emocional para lidar com as diferenças e não criar empecilhos para a colaboratividade e produtividade no ambiente de trabalho.

Seguem 03 dicas para gerenciar a IDENTIFICAÇÃO NO TRABALHO:

01 – É saudável conviver com pessoas que lhe provocam bem estar e segurança, mas no mercado de trabalho prepare-se para lidar com pessoas de diferentes perfis e aprenda com elas.

02 – Quando na sua rotina profissional você esbarrrar em alguém muito diferente de você, procure aprender com essa pessoa. O diferente também agrega conhecimento e aprendizagem.

03 – Sempre vão existir aquelas pessoas que a gente se identifica mais e outras menos. O que é importante mesmo é gerenciar as relações interpessoais no trabalho. Para isso, invista bastante nas suas habilidades de percepção de cenário e de comunicação.

Identificação no trabalho é importante para se sentir seguro(a) e produtivo(a), porém se fechar num mundo profissional só com pessoas parecidas com você, pode acabar lhe colocando numa bolha de percepção, ideias, soluções e desenvolvimento de habilidades. Não se limite!

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback