Você é o tipo de profissional com quem gostaria de trabalhar? É normal no nosso dia a dia querermos por perto pessoas que pareçam com a gente. No trabalho também é normal nos aproximarmos daqueles que sentimos ter alguma afinidade. Mas, identificar-se com o perfil comportamental do outro e criar laços, pode até lhe causar bem estar, mas por outro lado pode, também, atrapalhar a sua evolução profissional.
Será que é bom estarmos próximos, apenas, de colegas que pensam e se comportam como a gente? Você não acha que isso pode limitar a sua aprendizagem, limitar as suas relações interpessoais no trabalho e a capacidade de entender o ponto de vista do outro?
Leia também:
A diversidade de perfis comportamentais no trabalho é importante, não só porque potencializa estratégias e resultados, mas também ajuda cada um de nós, como seres sociais, a aprendermos com a convivência e o respeito. Uma equipe não é só feita de profissionais que pensam e agem de maneira igual a gente, então é preciso desenvolver a inteligência emocional para lidar com as diferenças e não criar empecilhos para a colaboratividade e produtividade no ambiente de trabalho.
Seguem 03 dicas para gerenciar a IDENTIFICAÇÃO NO TRABALHO:
01 – É saudável conviver com pessoas que lhe provocam bem estar e segurança, mas no mercado de trabalho prepare-se para lidar com pessoas de diferentes perfis e aprenda com elas.
02 – Quando na sua rotina profissional você esbarrrar em alguém muito diferente de você, procure aprender com essa pessoa. O diferente também agrega conhecimento e aprendizagem.
03 – Sempre vão existir aquelas pessoas que a gente se identifica mais e outras menos. O que é importante mesmo é gerenciar as relações interpessoais no trabalho. Para isso, invista bastante nas suas habilidades de percepção de cenário e de comunicação.
Identificação no trabalho é importante para se sentir seguro(a) e produtivo(a), porém se fechar num mundo profissional só com pessoas parecidas com você, pode acabar lhe colocando numa bolha de percepção, ideias, soluções e desenvolvimento de habilidades. Não se limite!
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!