Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

O que não fazer na confraternização de fim de ano da empresa

Veja 10 dicas do que não fazer na confraternização com colegas de trabalho

Cristiano Saback • 20/11/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

É como aquela reunião em família na época de natal: comes e bebes, falar da vida alheia, perdoar o próximo, celebrar a união e querer a certificação de que está tudo está bem. A diferença é: a confraternização de final de ano no âmbito profissional não é uma reunião de familiares e amigos.


				
					O que não fazer na confraternização de fim de ano da empresa
O que não fazer na confraternização de fim de ano da empresa. Foto: Reprodução / Canva Pro

É um encontro com seus colegas de trabalho. Muitas vezes com seu chefe ou seu líder presente.

Leia mais:

Siga essas dicas para evitar uma ressaca profissional:

  • Não misture bebidas e não abuse dos energéticos, porque é nesse momento que muita gente perde a compostura e o pudor, ora para falar mal dos colegas ou do chefe, ora para passar aquela cantada em uma pessoa que você deveria manter a formalidade.
  • Tudo parece muito informal, mas não é! Você já deve ter presenciado uma ressaca moral de um colega no dia seguinte a confraternização justamente por uma saia justa causada durante o encontro. Você já se imaginou numa situação dessas?
  • Não exagere nas bebidas com teor alcóolico. Lembre que você está numa confraternização com seus colegas de trabalho e não numa balada.
  • Tenha bom senso. Evite temas polêmicos nas suas conversas, procure sempre falar de acontecimentos positivos que ocorreram durante o ano.
  • Traços do comportamento nas relações interpessoais podem estar sendo observados, então aposte na boa comunicação e na relevância de cada pessoa presente na confraternização.
  • Já percebeu que nos últimos tempos as empresas têm evitado grandes festas de confraternização e procuram criar eventos que estimulam a convivência e boa comunicação? Normalmente dou palestras em confraternizações de empresas no final do ano e percebo que os organizadores têm tido mais cautela para evitar comportamentos indesejáveis. O horário e a formatação dos eventos têm mudado, o que acaba criando um ambiente propício para celebração, mas também, para aprendizagem.
  • O real propósito dessas festas de fim de ano é estreitar as relações interpessoais, qualificar o ambiente de trabalho e celebrar a chegada de um novo ano dentro da empresa com otimismo.
  • Você tem uma escolha: ou você encara a confraternização da empresa como mais uma festa ou como uma oportunidade para estreitar relações e trabalhar a sua imagem profissional.
  • Não precisa ficar falando de trabalho o tempo todo. É um momento para descontrair. Então procure tratar de temas amenos que não cause tensão entre os colegas.
  • Mesmo que não seja uma confraternização oficial da empresa, mas você e seus colegas resolvam fazer um encontro no final do ano, procure seguir todas as dicas acima.

Para finalizar, uma última dica: evite fotos constrangedoras e, principalmente, evite postá-las nas redes sociais. “Confraternização da firma”, mesmo que informal, é um encontro com colegas de trabalho.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback