É como aquela reunião em família na época de natal: comes e bebes, falar da vida alheia, perdoar o próximo, celebrar a união e querer a certificação de que está tudo está bem. A diferença é: a confraternização de final de ano no âmbito profissional não é uma reunião de familiares e amigos.
É um encontro com seus colegas de trabalho. Muitas vezes com seu chefe ou seu líder presente.
Leia também:
Siga essas dicas para evitar uma ressaca profissional:
- Não misture bebidas e não abuse dos energéticos, porque é nesse momento que muita gente perde a compostura e o pudor, ora para falar mal dos colegas ou do chefe, ora para passar aquela cantada em uma pessoa que você deveria manter a formalidade.
- Tudo parece muito informal, mas não é! Você já deve ter presenciado uma ressaca moral de um colega no dia seguinte a confraternização justamente por uma saia justa causada durante o encontro. Você já se imaginou numa situação dessas?
- Não exagere nas bebidas com teor alcóolico. Lembre que você está numa confraternização com seus colegas de trabalho e não numa balada.
- Tenha bom senso. Evite temas polêmicos nas suas conversas, procure sempre falar de acontecimentos positivos que ocorreram durante o ano.
- Traços do comportamento nas relações interpessoais podem estar sendo observados, então aposte na boa comunicação e na relevância de cada pessoa presente na confraternização.
- Já percebeu que nos últimos tempos as empresas têm evitado grandes festas de confraternização e procuram criar eventos que estimulam a convivência e boa comunicação? Normalmente dou palestras em confraternizações de empresas no final do ano e percebo que os organizadores têm tido mais cautela para evitar comportamentos indesejáveis. O horário e a formatação dos eventos têm mudado, o que acaba criando um ambiente propício para celebração, mas também, para aprendizagem.
- O real propósito dessas festas de fim de ano é estreitar as relações interpessoais, qualificar o ambiente de trabalho e celebrar a chegada de um novo ano dentro da empresa com otimismo.
- Você tem uma escolha: ou você encara a confraternização da empresa como mais uma festa ou como uma oportunidade para estreitar relações e trabalhar a sua imagem profissional.
- Não precisa ficar falando de trabalho o tempo todo. É um momento para descontrair. Então procure tratar de temas amenos que não cause tensão entre os colegas.
- Mesmo que não seja uma confraternização oficial da empresa, mas você e seus colegas resolvam fazer um encontro no final do ano, procure seguir todas as dicas acima.
Para finalizar, uma última dica: evite fotos constrangedoras e, principalmente, evite postá-las nas redes sociais. “Confraternização da firma”, mesmo que informal, é um encontro com colegas de trabalho.
AUTOR
CRISTIANO SABACK
AUTOR
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade