Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Pedidos de demissão batem recorde em 2023 no Brasil

Entenda os números e outros dados que levaram trabalhadores a pedirem demissão, segundo a pesquisa

Cristiano Saback • 26/02/2024 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Segundo a LCA consultores, que tem base no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2023 o Brasil registrou recorde de demissões voluntárias. Dos quase 22 milhões de desligamentos, 34% foram iniciativa do trabalhador em “pedir as contas”. A pesquisa mostra que Santa Catarina e Mato Grosso do Sul foram os estados com o maior número de pedidos de demissão, enquanto a Bahia e Pernambuco aparecem no outro extremo com menor taxa. Em comparação a 2022, por exemplo, houve um aumento de 7,9% das demissões voluntárias no país.


				
					Pedidos de demissão batem recorde em 2023 no Brasil
Pedidos de demissão bateram recorde em 2023 no Brasil. Foto: Reprodução / Canva Pro

O levantamento feito pela LCA consultores, revela que esse movimento é maior nos estados em que a oferta de emprego aumentou. Em contrapartida, nos estados onde houve menor oferta de vagas ou estagnação, o número de demissões voluntárias é menor.

Leia mais:

A pesquisa ainda aponta que a maior parte das pessoas que pede demissão, tem algum tipo de pós-graduação. Outro dado curioso é que a geração Z (jovens entre 18 e 29 anos) é a que mais solicita o desligamento de forma voluntária.

Alguns especialistas apontam que essas demissões voluntárias têm a ver com a diminuição do desemprego no Brasil. Uma vez que a taxa caiu para 7,8% em 2023. Essa é a menor taxa desde 2014.

No fim das contas todos esses dados revelam, também, a desigualdade em oportunidades nesse país de dimensões continentais. Onde há maior número de demissões voluntárias é justamente onde há mais ofertas de vagas. Nos estados onde a empregabilidade é menor esse movimento fica mais restrito.

Outra análise importante é que os pedidos de demissão acontecem mais entre aqueles que tiveram a oportunidade de se capacitar melhor para o mercado de trabalho, o que parece impulsionar o “poder de escolha”.

Algumas dicas para quem está pensando em pedir demissão:

  • O importante antes de pedir demissão é avaliar o mercado. Portanto, se você pensa em fazê-lo, pesquise, planeje-se e prepare-se.
  • Entenda se as qualificações que você tem atendem às exigências de cargos e funções solicitadas por outras empresas.
  • Não meta os pés pelas mãos e não se iluda com falsas promessas. Nos estados onde o número de vagas é mais restrito a competitividade é maior.
Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback