Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK

Qualidade das relações interpessoais: descubra como potencializar essa habilidade no trabalho

“As pessoas são o bem mais importante de uma empresa!” Você já ouviu falar essa frase? Na prática, essa é uma responsabilidade dos dois lados

Cristiano Saback • 24/10/2022 às 8:06 • Atualizada em 25/10/2022 às 10:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Qualidade das relações interpessoais: descubra como potencializar essa habilidade no trabalho
Foto: Reprdução

Cuidar da qualidade das relações interpessoais dentro da organização é imprescindível, quando se pensa em produtividade. Mas você também se preocupa com o quanto de tempo e energia você investe para estabelecer conexões importantes e de qualidade no seu trabalho?

Bem verdade que essa é uma responsabilidade dos dois lados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

A empresa deve investir e assegurar um ambiente saudável no trabalho. Isso pode ser feito através de datas especiais com palestras e treinamentos. Essas ações fortalecem os laços e motivam os funcionários para a manutenção de relações interpessoais colaborativas, saudáveis e produtivas. Não adianta querer que o colaborador faça isso sozinho. Além das capacitações de competência técnica, um empresa precisa investir, também, no desenvolvimento e manutenção dessa habilidade.

Por outro lado, cada profissional precisa saber dialogar com os colegas. Lembre, também, de exercitar a sua escuta. E se você acha que não sabe se comunicar, busque uma forma de aprender. Todos nós temos habilidades comunicacionais, alguns desenvolvem mais e outros menos. Não somos obrigados a saber tudo, mas aquilo que nos falta profissionalmente como habilidade, temos que ter o compromisso de desenvolver. Caso contrário, acabamos limitando muito a nossa evolução no mercado de trabalho. Lembre-se que isso você desenvolve e carrega junto com a sua carreira e não somente para o cargo que você ocupa dentro de uma empresa específica.

A qualidade das relações que uma pessoa estabelece no seu cotidiano profissional, interfere diretamente no desenvolvimento de tarefas. Ter a habilidade em lidar com gente é pre-requisito fundamental para líderes e liderados. E a empresa deve implementar ações que fortaleçam as boas práticas sociais no ambiente de trabalho.

E aqui vão as minhas três dicas para RELAÇÕES INTERPESSOAIS:

  • Atitude solícitas e colaborativas no ambiente de trabalho fazem as pessoas atuarem mais comprometidas com a produtividade, o que impacta em melhores resultados.
  • Um ambiente de trabalho que tem relações interpessoais saudáveis espelha a cultura de uma empresa e a importância que dá aos seus colaboradores.
  • No ambiente profissional existe uma variedade de pessoas, com suas histórias e valores. E as empresas estão investindo cada vez mais na construção de um ambiente plural, que reflita a sociedade. E nesse caso existe algo que é básico e essencial para desenvolver relações interpessoais saudáveis: RESPEITO.

É bom lembrar que o desenvolvimento da qualidade das relações interpessoais no trabalho, depende também do desenvolvimento e treinamento de outras habilidades como: comunicação-não violenta, empatia, escuta ativa, gestão de conflitos e trabalho em equipe.

Pois é, não é pouca coisa, mas é completamente viável.


				
					Qualidade das relações interpessoais: descubra como potencializar essa habilidade no trabalho

Leia mais sobre Empregos no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback