Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e carreira

Redes sociais influenciam na ascensão ou queda da sua carreira

Dicas importantes para gerenciar suas redes sem prejudicar a sua imagem profissional

Cristiano Saback • 23/10/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você provavelmente faz parte de alguma rede social. De que maneira você usa essa ferramenta a seu favor? Na era das redes sociais cada pessoa se tornou uma figura pública em potencial.


				
					Redes sociais influenciam na ascensão ou queda da sua carreira
Redes sociais influenciam na ascensão ou queda da sua carreira. Divulgação/ Canva

Como uma ferramenta de comunicação, assim como nas relações presenciais, você deve evitar conflitos públicos. Atualmente, as suas redes sociais falam mais ao seu respeito do que você imagina. Isso pode ajudar ou prejudicar a forma como você sustenta seu networking. Lembre-se que ali você compartilha opiniões e fotografias que podem ser vistas por todo o mundo. Refletem quem você é ou parece ser.

Leia mais:

A gente sempre pensa que quem vai ler a nossa postagem, irá fazer isso com entonação e vai interpretar exatamente da forma que a gente pretende que a pessoa o faça. Mas nem sempre acontece dessa maneira, o que pode criar um mal entendido.

Então, muita cautela, principalmente porque hoje temos pessoas vinculadas à nossa profissão conectadas a esse universo online. Mesmo que não trabalhem na mesma empresa, fazem parte de um networking importante para a sua carreira. As redes sociais se tornaram, também, uma vitrine profissional.

Você sabe como anda a sua credibilidade no que diz respeito a isso? Seu perfil está alinhado com o que você demonstra ser na sua vida social e profissional? Já conheci alguns recrutadores que, antes de fazerem o primeiro contato, pesquisam as redes sociais de possíveis candidatos a uma vaga.

A gente sabe que hoje qualquer fala, vídeo ou fotografia pode se tornar viral. Quando isso acontece a gente perde o controle de como isso vai se espalhar. Lembre que ao fazer parte de uma rede social, a gente também está assumindo riscos. Então, assuma igualmente a responsabilidade pelo que você fala, comenta e posta.

Você já deve ter conhecido uma pessoa que destoa completamente dos discursos e padrão de postagens. Como confiar em alguém que está completamente desalinhada daquilo que mostra no mundo virtual com o comportamento presencial?

Leia 03 dicas para lidar com suas redes sociais:

• Mesmo sem ser uma pessoa pública você deve saber como gerenciar.

• Lembre-se de uma vez ou outra postar sua produtividade profissional. Não precisa nem citar a empresa. Aliás, tem umas de desaprovam e colocam isso em contrato.

• Procure sempre alinhar seus valores pessoais e profissionais, tanto nas redes sociais quanto presencialmente.

As pessoas consomem os nossos conteúdos da mesma forma que consumimos o conteúdo delas. Lembre-se disso, para não comprometer a sua credibilidade profissional.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback