Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Saiba como lidar com os fracassos na sua carreira

Siga as dicas e transforme seus fracassos em oportunidades

Cristiano Saback • 05/02/2024 às 9:35 • Atualizada em 05/02/2024 às 11:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A vida profissional não é feita só de conquistas. Por outro lado, os fracassos podem ser ressignificados como oportunidades ou ainda fazer você recuar 10 casas na sua carreira, caso você não entenda como gerenciar esses momentos turbulentos.


				
					Saiba como lidar com os fracassos na sua carreira
Siga as dicas e transforme seus fracassos em oportunidades. Foto: Reprodução / Canva Pro

Durante a minha carreira várias foram as conquistas, mas houve momentos de fracasso também. Nem tudo são flores durante a nossa atuação profissional; Mas uma coisa é certa: sempre é tempo de arriscar e aprender. Conquistar o seu espaço no mercado de trabalho depende mais de como absorve o impacto de um derrota do que a grande celebração de uma conquista.

Leia mais:

Em entrevistas de emprego o(a) recrutador(a) sempre pede para você falar de 01 conquista e como você chegou até ela e, por outro lado, pede que você fale sobre 01 fracasso e como lidou com a situação. Isso serve para entender sobre suas habilidades em construir caminhos de sucesso e ,também, entender sobre a sua capacidade de resiliência frente aos obstáculos e resultados frustrados.

Durante a minha carreira aprendi a dar valor aos fracassos, porque só dessa maneira pude identificar e reconhecer os grandes acontecimentos profissionais. Você já parou pra pensar e fazer a sua avaliação profissional? Já listou conquistas e fracassos e o impacto desses eventos na sua carreira ?

Você pode até me dizer que é lugar comum falar que se aprende também com o fracasso. E é verdade! Mas ignorá-lo é não querer pensar estrategicamente de que maneira poderia ter sido diferente. Assumindo uma postura sem proatividade você deixa de criar soluções e expertise para as próximas oportunidades.

Aqui vão 03 dicas para você aprender a lidar e ressignificar o fracasso:

  • 01 – Liste 05 conquistas na sua vida e descreva como você as conseguiu.
  • 02 - Fracassar não é sinônimo de incompetência. A princípio pode até gerar insegurança, o que é normal. O importante é fazer um mapeamento dos pontos que lhe levaram ao fracasso. Entender todo o processo e pensar como uma atitude diferente pode gerar resultados positivos futuros.
  • 03 – Leia sobre os fracassos de pessoas que, hoje, são bem sucedidas. Isso vai lhe inspirar.

Em vários momentos da nossa carreira recebemos muito “nãos” e críticas. Mas não devemos desistir de sonhar e realizar. Quando deixamos os pensamentos negativos tomarem conta, aí ficamos improdutivos e sem perspectiva. O primeiro passo para dar a volta por cima é: diante do fracasso, pare de insistir em negar a sua capacidade profissional!

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback