Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Suas conquistas profissionais se alinham à sua carreira?

Siga as dicas e entenda como mapear a sua evolução profissional

Cristiano Saback • 27/03/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Suas conquistas profissionais se alinham à sua carreira?
Foto: Reprodução

Já vou começar com uma pergunta importante: como você consegue entender que está evoluindo profissionalmente?

Nós ficamos tão ligados no automático que seguimos o fluxo do “deixa a vida me levar”, que muitas vezes nem nos damos conta das conquistas que obtemos pelo caminho ou se tem algo atrapalhando ou faltando planejamento. Você, por exemplo, já parou com calma e fez uma lista das suas realizações profissionais? Já fez uma lista de cargos que já ocupou e funções você já desempenhou? Já mapeou a sua formação profissional? Está estagnado(a) ou evoluindo?

Para quem já tem alguns anos de carreira e ainda não fez um mapeamento como esse, vai acabar se surpreendendo do que foi capaz de construir ou vai entender se falta um planejamento adequado aos objetivos profissionais que quer alcançar. Melhor do que isso: ao invés de esperar o reconhecimento de outra pessoa pelas suas conquistas, vai entender que o caminho que se dedicou a percorrer fez a diferença para cada etapa. Mas se você está começando a carreira, lembre-se de fazer um projeto para ter mais clareza em tomadas de decisões que irão impactar a sua vida profissional.

Além das suas competências técnicas e das habilidades que você desenvolveu, o que pode fazer a diferença para ainda mais conquistas é se antecipar às mudanças: proatividade para descobrir novos caminhos e oportunidades.

As suas conquistas não são uma questão de sorte, elas estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento profissional e à maneira como você se dedica à evolução na sua carreira.

Veja também:

E aqui vão as 03 dicas para CONQUISTAS PROFISSIONAIS:

  • Anualmente, estabeleça metas e prazos para alcançá-las. Se encontrar dificuldade em fazer um planejamento ou mapear a sua evolução, contrate o acompanhamento de um profissional que seja capaz de lhe orientar e direcionar você para novas conquistas.
  • Invista em capacitações relacionadas à sua profissão e no desenvolvimento de novas habilidades. Lembre que o cargo pertence à empresa, mas a evolução da sua carreira depende de você.
  • Sempre quando houver uma conquista, por menor que seja, celebre. Registre conscientemente que você está alcançando metas e apresentando resultados.

Se as conquistas profissionais estiverem abaixo das suas expectativas do seu projeto de carreira, pode haver algo errado na execução do seu planejamento. Então, revise. Lembre que a nossa carreira é um projeto de longo prazo e muitas vezes são necessários ajustes, já que o cenário do mercado de trabalho está em constante transformação. Não adianta criar muitas expectativas de evolução profissional se você não se dedicar ao desenvolvimento das suas competências técnicas e das suas habilidades.


				
					Suas conquistas profissionais se alinham à sua carreira?
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback