Alguns gestores apresentam uma necessidade de criar um equipe à sua imagem e semelhança. Eu até entendo, porque imagine a facilidade para gerenciar. Já pensou o quanto é mais tranquilo que a sua equipe esteja alinhada à sua competência técnica, às suas habilidades e também ao seu perfil comportamental? Pois é, essa medida é até possível, sim, mas por um outro lado; o cenário fica engessado e aí pode acabar comprometendo os resultados.
Claro que a convivência com pessoas parecidas com a gente, faz com que a rotina fique mais fácil. Aliás, é assim que escolhemos e mantemos os nossos laços de amizade, não é mesmo? Mas esse critério para seleção de uma equipe, não pode ser do mesmo jeito.
Leia também:
Lembrei de uma história de quando dei um treinamento para vários líderes de uma empresa. Depois de concluído, o gestor do departamento comercial solicitou uma consultoria para o seu setor. A queixa era: a equipe trabalhava bem em conjunto, sem atritos, a liderança tinha uma boa relação com todos, havia entendimento de todas as partes, mas não conseguiam atingir a produtividade esperada de uma equipe comercial.
Depois de um tempo que eu passei mapeando o perfil da equipe composta por 09 pessoas, percebi que todos tinham habilidades muito parecidas e o que se sobressaía naquela equipe era um comportamento normativo, protocolar e cauteloso, antes de qualquer decisão, o que acabava levando tempo para colocar estratégias de vendas em prática. E duas habilidades muito importantes numa equipe comercial estavam faltando: capacidade de correr riscos e negociação.
No fim o gestor percebeu que precisava fazer algumas mudanças, para obter os resultados que esperava. Depois de 06 meses me telefonou e disse que já percebia melhoria na performace, desde de que mexeu na equipe, conforme foi orientado.
Nesse caso que acabei de contar, claro que dentro de um equipe comercial é preciso alguém de perfil cauteloso, até para estabelecer limites. Mas precisa também de pessoas que tenham um perfil proativo, com criatividade, com disposição para negociar e correr riscos.
Aqui vão 03 dicas importantes para CRIAR A SUA EQUIPE:
- O primeiro passo importante é selecionar profissionais que estejam alinhados com os valores da empresa e do gestor. Da mesma maneira que fazemos nas nossas relações sociais.
- Outros critérios importantes a serem considerados: a competência técnica do profissional para a sua área de atuação e suas habilidades. As hards skills e as soft skills, como temos abordados nesses últimos tempos.
- Mapeie os seus liderados, para entender quem tem o perfil de cada um. Dessa maneira você vai saber a quem delegar tarefas mais específicas. Por exemplo: numa equipe comercial, sempre vão existir os que se adaptam mais aos bastidores e aqueles que gostam e têm habilidades para ficar linha de frente lidando com os clientes.
O maior desafio de um líder sempre será desenvolver e aprimorar a habilidade de gerenciar perfis comportamentais/profissionais diferentes.
Leia mais sobre Gestão e Carreira no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!