Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ia em questão
Whatsapp Whatsapp
IA em Questão

Chama 'LuzIA' no Zap: veja vantagens de ter IA no aplicativo

Cristiana Mascarenhas testou e deu dicas de como aproveita a inovação no dia a dia

Cristina Mascarenhas • 13/09/2023 às 15:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Chama 'LuzIA' no Zap: veja vantagens de ter IA no aplicativo
Foto: Acervo Cristina Mascarenhas

Praticamente toda semana aparece uma novidade sobre ferramentas de IA e as suas aplicabilidades. Já escutei muita gente, inclusive, reclamar e dizer que não aguenta mais. Confesso que até eu, que busco sempre um tema novo para compartilhar, chego a ficar entediada, mas o sentimento muda rapidinho quando percebo o quanto pode ser útil a novidade.

A última delas, que nem é mais tanta novidade assim, é LuzIA, a ferramenta de IA associada ao WhatsApp. Decidi só falar dela agora porque quis experimentar primeiro na minha rotina para saber se de fato vale a pena. No meu caso, está valendo, vamos ver agora se pode ser útil também para você.

Leia mais:

Testando LuzIA

Antes de mais nada, vamos explicar como “chamar LuzIA no zap”. É muito simples. Basta salvar o número + 34 613 28 81 16 e iniciar uma conversa. Funciona como uma IA de bolso, disponível a qualquer tempo sem precisar acionar outros aplicativos ou endereços de web. Pra mim essa já é uma vantagem e tanto. Se quiser, por exemplo, saber qual o valor Pi ou a fórmula de Bhaskara, basta perguntar, como numa conversa de WhatsApp, e LuzIA responde.


				
					Chama 'LuzIA' no Zap: veja vantagens de ter IA no aplicativo
Foto: Acervo Cristina Mascarenhas

No entanto, a IA tem dificuldade com informações do tipo, vou chamar de “rotineiras”, como “em que dia cai o carnaval em 2024” ou “qual o dia da semana cairá 14 de fevereiro de 2024”. Fiz vários testes e ela não conseguiu entregar a informação correta.

Além de trazer informações de texto, LuzIA também pode criar imagens. No exemplo abaixo, solicitei que desenhasse um coelho. Depois, pedi um coelho raivoso. Tudo bem que não achei tão raivoso assim, mas ela entregou. Em seguida, pedi um coelho tocando violão e a IA mudou o estilo do desenho para entregar o que foi solicitado.

Na minha avaliação, a entrega desta IA para imagens deixa a desejar e piora quando você tenta refinar o pedido. A resposta de LuzIA é: Desculpe, mas como sou um assistente de texto, não tenho a capacidade de melhorar ou editar imagens. Recomendaria usar um software de edição de imagens para aprimorar a qualidade da fotografia.


				
					Chama 'LuzIA' no Zap: veja vantagens de ter IA no aplicativo
Foto: Acervo Cristina Mascarenhas

O ponto forte

Por fim, o recurso que considero mais valioso e que tenho usado muito é o de transcrição de áudio. Já experimentei vários, mas LuzIA é o que melhor faz a entrega. Para utilizar, basta encaminhar o áudio para o contato no WhatsApp e em poucos segundos LuzIA apresenta o texto transcrito. É útil naqueles momentos em que você não tem como escutar o áudio ou ainda quando você precisa transcrever entrevistas para trabalhos profissionais ou acadêmicos.

Conclusão

LuzIA não é perfeita, mas ajuda muito. Então, chama LuzIA no Zap e vai fazendo os seus testes!

Imagem ilustrativa da coluna IA em Questão
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IA EM QUESTÃO :

Ver mais em IA em Questão