Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ia em questão
Whatsapp Whatsapp
Ia em Questão

Veja como professores pelo mundo estão usando o ChatGPT na sala de aula

A ferramenta de IA tem ajudado a acelerar o aprendizado dos alunos

Cristina Mascarenhas • 06/09/2023 às 15:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Veja como professores pelo mundo estão usando o ChatGPT na sala de aula
Foto: Acervo Cristina Mascarenhas

A OpenAI publicou em seu blog um artigo que traz algumas histórias de como os educadores estão usando o ChatGPT pelo mundo para acelerar o aprendizado dos alunos. Alguns exemplos são bem interessantes e podem ajudar tanto professores quanto estudantes a explorar as potencialidades da ferramenta.

Um interlocutor

Leia mais:

Um dos primeiros exemplos citados é de uma professora da Old Dominion University, na Virgínia, nos Estados Unidos, que incentiva os alunos de pós-graduação a usarem o ChatGPT como substituto de uma pessoa específica, na figura de um parceiro de debate, por exemplo, que vai apontar os pontos fracos em seus argumentos. É possível ainda substituir essa figura por um recrutador numa entrevista de emprego ou por um chefe que possa fornecer feedbacks.

De acordo com a professora Helen Crompton, explorar informações em um ambiente de conversação ajuda os alunos a compreender o material com nuances adicionais e novas perspectivas.

Um tradutor

Outra forma que a ferramenta tem sido utilizada é para auxiliar quem não fala inglês mas precisa participar de eventos internacionais. O chefe de pesquisa da Universidade de Joanesburgo, Anthony Kaziboni, estimula os estudantes a utilizarem o ChatGPT como assistente de tradução, para melhorar a redação e até praticar conversação.

Um pensador

Já a professora de Ciência da Computação da American International School em Chennai, Índia, usa a ferramenta de IA num processo crítico à sua própria utilização. Ela aconselha os alunos a lembrarem que as respostas fornecidas pelo ChatGPT podem não ser confiáveis e precisas o tempo todo e os estimula a pensar criticamente sobre se devem confiar na resposta e, em seguida, confirmar as informações por meio de outros recursos primários. O objetivo é ajudá-los a compreender a importância de trabalhar constantemente em seu pensamento crítico original, resolução de problemas e habilidades de criatividade.

Outra possibilidade

O artigo termina com algumas dicas para quem nunca usou a ferramenta e quer experimentar. Você tem acesso a um link para uma página com alguns recursos, como materiais introdutórios de organizações educacionais líderes sobre como ensinar com e sobre IA e respostas a perguntas frequentes de educadores sobre como utilizar o ChatGPT para fins educacionais. Vale muito a visita e a experiência!

Imagem ilustrativa da coluna IA em Questão
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IA EM QUESTÃO :

Ver mais em IA em Questão