Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ia em questão
Whatsapp Whatsapp
IA em Questão

Veja como retirar “figuras” indesejadas das suas fotos com ajuda da IA

Recurso permite alterar imagem de fundo e ainda retirar e acrescentar objetos na cena

Cristina Mascarenhas • 14/06/2023 às 15:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Veja como retirar “figuras” indesejadas das suas fotos com ajuda da IA
Foto: Divulgação

Sabe aquela foto maravilhosa que você tirou com a sua turma, mas tinha um “papagaio de pirata” ao fundo estragando tudo? Ou ainda aquela foto do relacionamento que acabou, mas você ficou tão bem que quer aproveitar e acaba rasgando a parte do outro? Pois seus problemas acabaram! A nova versão do Photoshop da Adobe com a IA Generativa é de fazer mágica.

IA e Photoshop: uma dupla que promete revolucionar suas fotos

Leia mais:

A mais recente atualização do Photoshop, programa de tratamento de imagens da Adobe, trouxe como novidade a integração de Inteligência Artificial (IA). Agora, você pode não apenas aprimorar suas fotos, mas também retirar ou acrescentar elementos nelas. Desta forma, o processo de remoção de objetos indesejados, que antes poderia exigir muito tempo e habilidade, agora se tornou muito mais intuitivo, simples e eficiente.

Como funciona

Vamos então para prática. No exemplo abaixo, decidi retirar a minha imagem da plantação de alface hidropônico (maravilhoso, por sinal).


				
					Veja como retirar “figuras” indesejadas das suas fotos com ajuda da IA
Foto: Divulgação

Eu utilizei a “Polygonal Lasso Tool” para selecionar a minha imagem. Assim que terminei a seleção, ficou disponível a barra do “Generative Fill”. Se você quiser colocar algo no lugar do que irá retirar, basta escrever (em inglês) o comando. No meu caso, eu só queria tirar a minha imagem, sendo assim não escrevi nada e cliquei em “Generate”. Pronto, a mágica está feita.


				
					Veja como retirar “figuras” indesejadas das suas fotos com ajuda da IA
Foto: Divulgação

Se você olhar com atenção, vai perceber que o meu pé, que não foi selecionado, continua lá na cena. Optei por deixar no exemplo para você ter certeza de que se trata da mesma foto.

Como recurso para estudantes

Para estudantes, a versão atualizada do Photoshop com IA é uma ferramenta valiosa para vários projetos e apresentações. Seja para criar um pôster para um projeto de ciências, compor uma imagem para um trabalho de literatura ou construir uma apresentação visual para um relatório de pesquisa, as possibilidades são inúmeras.

Além disso, para quem busca carreira em áreas como Design Gráfico, Marketing Digital, Jornalismo visual, Fotografia, entre outras, tornar-se competente no uso do Photoshop com IA é uma habilidade extremamente desejável. A capacidade de editar e manipular imagens com precisão pode abrir portas para oportunidades de emprego e estágios.

Como ferramenta de ensino

Para docentes, a ferramenta pode ser utilizada, desde a criação de materiais visuais atraentes e personalizados para as aulas até a modificação de imagens históricas para ilustrar cenários hipotéticos ou destacar elementos específicos. Pode-se ainda explorar a ludicidade para reter a atenção e gerar o engajamento da turma.

Quem atua nas áreas de Artes, Design Gráfico, Marketing e Fotografia, a atualização do Photoshop oferece uma oportunidade incrível para ensinar sobre a crescente interseção entre tecnologia e arte. Estudantes podem aprender a usar a IA para aprimorar suas criações visuais, enquanto ganham uma compreensão prática das capacidades e implicações da tecnologia de IA nesses campos de conhecimento.

Por fim, é importante ressaltar que o uso do Photoshop com IA, principalmente em um contexto educacional, deve sempre enfatizar a ética na edição de imagens. É preciso utilizar a ferramenta de maneira responsável, garantindo que as edições não distorçam ou falsifiquem a realidade de maneira enganosa.


				
					Veja como retirar “figuras” indesejadas das suas fotos com ajuda da IA
Foto: iBahia
Imagem ilustrativa da coluna IA em Questão
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM IA EM QUESTÃO :

Ver mais em IA em Questão